Dando início a semana do consumidor, a Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), autuou três agências bancárias, na tarde da segunda-feira, 11/3, localizadas no Centro, devido às denúncias de clientes quanto à falta de portas giratórias e à demora no atendimento.

A Lei Municipal nº 2006/2015 torna obrigatória a instalação de porta giratória com detector de metais nas agências bancárias de Manaus. A legislação não se aplica aos bancos instalados em empresas privadas e órgãos públicos. Estudos da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) apontam que assaltos a bancos diminuem em agências com portas giratórias.

Conforme o coordenador do Procon Manaus, Rodrigo Guedes, a porta giratória — também conhecida como porta de segurança com detectores de metais – é instrumento para promover maior segurança a todos.

“Essa lei já existe há quase 4 anos, com tempo suficiente para os bancos se adequarem e mesmo assim já havíamos notificado essas três agências pelo não cumprimento da lei, acima de tudo, por não fornecer segurança aos seus clientes e agora autuamos as três agências, conforme o tempo que ela está sendo descumprida”, informou Guedes.