Profissionais que atuam na rede municipal de saúde estão participando de uma capacitação para a Atenção e o Cuidado da Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência. O curso é promovido pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Unasus), em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e envolve 50 profissionais da Semsa, incluindo cirurgiões-dentistas, técnicos em saúde bucal e auxiliares de saúde bucal, que atuam na Atenção Primária e nos Centros de Especialidades Odontológicas.

A gerente da Rede de Saúde Bucal da Semsa, Nara Esquivel, explica que a capacitação começou em 2013 e o conteúdo programático foi oferecido em modalidade semipresencial e desenvolvido em duas fases: uma teórica por meio da Educação a Distancia (EAD) e outra clínico-assistencial, que envolve atendimento aos pacientes.

“A fase clínico-assistencial teve início na semana passada, dividido em três turmas. A primeira turma encerrou a etapa clínico-assistencial na semana passada e a segunda turma está concluindo essa fase durante esta semana. A terceira turma vai encerrar essa etapa na segunda quinzena de março”, informa Nara Esquivel.

Durante esta semana, a capacitação estará ocorrendo no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Maria das Graças Marrocos de Oliveira, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus.

“A capacitação visa oferecer informações atualizadas sobre o atendimento às pessoas com deficiência, fortalecendo o atendimento humanizado a esse público-alvo, que envolve pacientes autistas, portadores de síndrome de down, esquizofrenia ou pacientes com paralisia cerebral, exigindo atendimento mais especializado e infraestrutura adequada”, explica Nara Esquivel.

Na rede municipal de saúde, os pacientes com algum tipo de deficiência recebem atendimento, quando necessário, nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), depois de encaminhamento por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).