Um encontro com profissionais de saúde mental e do sistema socioeducativo foi promovido na sexta-feira, (09/11), pela Prefeitura de Manaus, por meio de uma equipe do Distrito de Saúde (Disa) Oeste, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para a apresentação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. O evento, realizado no auditório do Disa Oeste, no conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, teve como intuito alinhar as práticas da saúde metal com as práticas socioeducativas.

O encontro teve a participação de 60 profissionais, entre diretores de unidades, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, técnicos de enfermagem, professores, médicos, enfermeiros e dentistas, profissionais da Semsa, e das secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), e de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc).

A psicóloga do Distrito Oeste de Saúde, Tiziana Bezerra, explica que a Semsa, pela Política da Saúde do Adolescente, deve prestar atendimento em saúde para os centros socioeducativos. “O Disa Oeste conta com quatro unidades socioeducativas em sua área de abrangência e nossa responsabilidade como órgão promotor de saúde, é prestar assistência médica no nível da atenção básica e fazer ações de promoção e prevenção”, ressaltou.

No mês de outubro, foi realizada uma sensibilização da saúde metal com os profissionais, e no mês de dezembro será realizado o terceiro encontro fechando o ciclo de atividades. Os participantes também puderam conhecer práticas de aromaterapia, auriculoterapia e reiki, para que pudessem experimentar e refletir sobre suas aplicações como práticas integrativas.