As interligações para o abastecimento do Programa Águas para Manaus (Proama), já estão concluídas nos bairros Jorge Teixeira, Mutirão, Nova Floresta e Cidade de Deus, beneficiando mais de 220 mil pessoas na Zona Leste de Manaus. Essas localidades compõem as macro-regiões por onde o processo teve início em maio deste ano. O trabalho é realizado pela Manaus Ambiental em parceria com o Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus, com prazo para conclusão em março de 2014.

De acordo com o diretor de engenharia da concessionária Anderson Rocha, testes pré-operacionais são realizados nos quatro bairros. “A água já está chegando nas casas de forma contínua, 24 horas por dia. Isso facilita a realização dos testes e a identificação dos vazamentos”, explicou o diretor.

As interligações dos anéis de distribuição do Proama às redes de distribuição da Manaus Ambiental já estão concluídas. Mais de 60 quilômetros de rede foram instalados, aproximadamente 15 mil ligações residenciais foram realizadas e o processo agora é de finalização dessas ligações.

Diálogo aberto com a comunidade

Para essa nova fase na história do abastecimento de água na capital, a empresa está realizando um intenso trabalho de comunicação com os comunitários, por meio de visitas domiciliares para o levantamento detalhado da situação de cada residência. “As equipes estiveram em campo, indo de casa em casa, colhendo informações que vão desde a quantidade de moradores, a estrutura do imóvel e a situação da ligação de água, entre outros. Todos esses dados estão servindo de base para o cadastro e recadastro dos clientes que estamos realizando”, explicou a gerente de relacionamento da concessionária Adriana Callil.

Para o gerente de arrecadação e cobrança da empresa, Jorge Carneiro, o momento é especialmente oportuno para a realização das ligações. "Estamos oferecendo preços diferenciados e parcelados, além da negociação de débitos, pois a concessionária entrará em contato com os clientes após esta primeira fase para apresentar propostas de pagamento personalizadas”, salientou Carneiro.

Em paralelo as visitas dos agentes de campo, reuniões estão sendo realizadas junto aos líderes comunitários dos bairros que compõem as macro-regiões, para que os mesmos atuem como agentes disseminadores da informação. Além disso, bases de atendimento estão sendo instalados em pontos estratégicos da zona leste de Manaus para que os moradores tenham mais facilidade no contato com a empresa.

Trabalho e Investimento

Segundo o diretor-presidente da concessionária Alexandre Bianchini, 25 milhões de reais já foram aplicados pela empresa no programa. “A Manaus Ambiental não está economizando esforços, nem investimentos para a interligação o mais rápido possível do Proama. Esta foi uma determinação do prefeito Arthur Neto e do Governador Omar Aziz”, afirmou Bianchini.