Projeto atende filhos de detentos nas prisões - Fato Amazônico

Projeto atende filhos de detentos nas prisões

Filhos menores de presos do sistema penitenciário estão participando do “Projeto Pequeninos”, um programa que atende crianças durante o cadastramento dos familiares nas unidades prisionais do Estado.

O projeto foi criado e funciona há sete anos numa parceria da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) e da Umanizzare  Gestão Prisional Privada,  empresa que tem coparticipação na gestão das unidades prisionais.

No projeto, a criançada ocupa o tempo se divertindo, desenhando e   pintando. Também utilizam brinquedos produzidos com materiais reciclados como: papelão, garrafas pets de refrigerantes e borrachas, feito pelos próprios internos, enquanto a família se prepara para a visita aos parentes.

“Ao invés de ficarem ociosas, as crianças tem um acompanhamento diferenciado para a leitura, aprendizado, psicomotricidade e brincadeiras, enquanto a família visita seus pais”, explica a psicóloga da Umanizzare, Patrícia Mendes.

Itacoatiara – Diferente das outras unidades quando o projeto é realizado durante o cadastramento da família, em Itacoatiara, município localizado a 170 km em linha reta de Manaus, ele acontece há cinco anos, nos finais de semana, aos sábados e domingos, das 8h às 11h.

“Ele é feito de forma lúdica onde a criança fica distante do ambiente pesado, do clima de tensão”, diz Ana Maria Bezzera, assistente social da Umanizzare, em Itacoatiara.