Projeto de Reizo Castelo Branco sobre depressão infantil vira lei - Fato Amazônico


Projeto de Reizo Castelo Branco sobre depressão infantil vira lei

O Projeto de Lei nº 240/2017, de autoria do vereador Reizo Castelo Branco (PTB), virou a Lei nº 2.309/2018, criando a Semana de Conscientização da Depressão na Infância e na Adolescência, na cidade de Manaus. O objetivo é orientar a população sobre o tema e reduzir os casos da doença, que acomete 10% dos jovens brasileiros, segundo a Associação Brasileira de Psicanálise.

“Agora os pais e professores estarão inteirados por meio de palestras e informações sobre o assunto e saberão identificar se os jovens de sua convivência estão sofrendo com essa doença, e além disso, conhecerão os tipos de tratamento, evitando assim, piores riscos como o suicídio. Graças a Deus alcançamos essa vitória e muitos jovens serão ajudados e curados dessa doença, com mais eficiência”, afirmou Reizo.

O vereador defende, ainda, ser indispensável a implantação de políticas públicas para minimizar o problema da depressão, que tem aumentado em vários países. No Brasil, por exemplo, cerca de 5,8% da população sofre de depressão, ou seja, um total de 11,5 milhões de brasileiros, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os países da América Latina, o Brasil é o que possui maior número de pessoas com depressão.

De acordo com a psicóloga clínica, Tabita Figueiredo, os pais precisam estar sempre alertas quanto a sintomas que podem corresponder à depressão infantil. “A depressão infantil existe. O isolamento, a tristeza, perda de energia e apetite, alterações do sono e dores de cabeça e no estômago são considerados sintomas adaptativos, ocorrendo após a criança passar por uma perda. Porém, quando isso perdura por mais tempo, é sinal de que alguma coisa está errada. Por isso é importante procurar clínicas de psicologia infantil e estar atento. Entender a situação é o primeiro passo para a cura”, afirmou.

A lei sancionada pelo prefeito Arthur Neto institui a realização da semana de Conscientização da Depressão na infância e na adolescência em toda primeira semana do mês de outubro.