Projeto de segurança nas escolas é aprovado pela Comissão de Finanças da CMM - Fato Amazônico

Projeto de segurança nas escolas é aprovado pela Comissão de Finanças da CMM

Com a proposta de preservar a segurança e a integridade das crianças, adolescentes e dos demais usuários de imóveis que abrigam escolas municipais em Manaus, o Projeto de Lei (PL) nº 037/2014, de autoria da vereadora Professora Jacqueline, teve o parecer favorável da Comissão de Finanças aprovado no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) e, agora, segue para a Comissão de Obras Públicas da Casa.

O PL 037/2014 tem como finalidade a implantação de um Plano Estratégico de Segurança, Avaliação de Risco e de Evacuação dos Edifícios que abrigam Instituições de Ensino no município de Manaus. “Fico feliz em ver que os outros vereadores entenderam o objetivo de nosso projeto de lei que é tão somente criar um mecanismo de prevenção da segurança dos alunos, professores e outros trabalhadores que atuam dentro das escolas. Agora, vamos aguardar sua tramitação em outras comissões”, avalia Jacqueline.

A vereadora chamou a atenção para o fato de que em várias cidades brasileiras, as escolas da rede municipal participam de exercícios e treinamentos de emergência, promovidos pela Defesa Civil do local. “Com a implantação de um plano estratégico de segurança, as escolas estarão mais seguras e em caso de emergência todos saberão como proceder”, completou Jacqueline, que durante mais de 15 anos atuou como gestora escolar.

Pelo projeto, cada um dos edifícios que abrigam escolas será obrigado a executar a caracterização do espaço e levantamento de riscos, mediante clara identificação das vias de acesso exteriores e interiores, descrição das instalações, identificação das fontes de emergência, e localização de equipamento de combate a incêndios ou outros sinistros.