Projeto ‘Teatro nas Escolas’ chega ao Lírio do Vale - Fato Amazônico

Projeto ‘Teatro nas Escolas’ chega ao Lírio do Vale

Nesta terça-feira, dia 10, a Escola Municipal Senador Fábio Lucena, no bairro Lírio do Vale, zona Oeste de Manaus (próxima à Feira do Lírio do Vale), recebe o ‘Teatro nas Escolas’, um projeto da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel). Saúde, família, religião e o universo jovem de modo geral, serão as temáticas abordadas através da peça ‘A Legião dos Cinco’, que será apresentada em dois horários, das 9h às 11h e das 13h às 15h, pelo Núcleo de Teatro da entidade municipal.

Aguardando o mesmo sucesso de público da primeira exibição, no início em novembro, são esperados para a segunda edição cerca de 300 alunos da rede municipal. De acordo com o subsecretário municipal de juventude, Rodrigo Guedes, a boa receptividade dos alunos ao espetáculo está ligada diretamente à identificação dos problemas da adolescência e experiências vivenciadas dentro e fora da escola.

“São vários temas abordados numa mesma peça. Questões ligadas à família, violência, gravidez na adolescência, exposição na internet, bullying e outros temas que fazem parte do cotidiano desses jovens. Temos a intenção de em 2014 fazer duas apresentações por mês, trazer profissionais, como psicólogos, sexólogos e também pessoas que passaram por problemas, mas que conseguiram superar os conflitos. Queremos fugir do clichê de palestras e por isso escolhemos o teatro como uma forma de aprendizado”, explicou o Subsecretário.

Após a apresentação, um debate será aberto para que os jovens possam participar e tirar suas dúvidas com as psicólogas convidadas, as doutoras Janaína Lira e Karoline Monteiro.

A Legião dos Cinco

A ‘Legião dos Cinco’ é de autoria da coordenadora do Núcleo de Teatro da Semjel, Guta Rodrigues, e tem duração de 45 minutos. A direção conta com a colaboração do elenco, formado pelos atores Dinne Queiroz, Débora Ohana, Emille Nóbrega, Clayson Charles, Jonathan Antunes e Eduardo Klinsmann.

Segundo Guta,a peça de linguagem informal, foi baseada no filme “O Clube dos Cinco” e tem a trilha sonora composta por grandes sucessos da banda “Legião Urbana”, como “Pais e Filhos”, “Eu Sei”, “Mais do mesmo”, “Meninos e Meninas”, “Primeiro de Julho”, “Se fiquei esperando meu amor passar” e “Quase sem querer”.

“Apesar de usarmos o mote do filme, os diálogos escritos são atuais e bem próximos à realidade dos jovens manauaras. Procuramos evitar textos com lições de morais. É uma peça para o jovem se identificar, se reconhecer e perceber que as escolhas dos personagens podem também ser as suas, contribuindo para terem mais confiança em si e respeito com a escola e a família”, explicou Guta.

O Projeto

O Projeto ‘Teatro nas Escolas’ pretende abranger o maior número possível de jovens manauaras, levando conscientização e educação através da arte do Teatro. As escolas da rede pública interessadas incluir o “Teatro nas Escolas”, tanto municipais quanto estaduais, podem enviar um email para[email protected], e informar nome da escola, endereço e contato. A partir disso, será feito um cronograma para que a Semjel atenda as demandas a partir de 2014.