O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria da Região Metropolitana (SRMM) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), realizou, na tarde de ontem (06/02), uma oficina de artes com as crianças moradoras do Parque Residencial Liberdade, bairro Morro da Liberdade, zona sul de Manaus.

A oficina de artes é uma das várias atividades oferecidas pelo Prosamim às crianças moradoras dos Residenciais e tem o objetivo de trabalhar a sustentabilidade social, já que a maior parte do material, que é recolhido, é reciclado e reutilizado dentro das oficinas de artes promovidas pelas assistentes sociais do programa.

As oficinas também ocupam papel fundamental para os familiares dessas crianças. A maior parte delas frequenta as oficinas nos horários que não estão na escola, evitando que estejam na rua, mas sim em um ambiente sadio e seguro.

Incentivo – A dona de casa Sherley de Castro, 29, ressaltou a importância dessa ocupação dos seus filhos e das outras crianças moradoras do parque. “Muitas dessas crianças se sentem incentivadas com as aulas de arte e de confecção do material escolar e pedem para frequentar as oficinas. E vejo isso de maneira positiva na vida delas”.

A assistente social Sheyla Campelo recordou a importância do aprendizado das crianças, desde cedo, sobre reciclagem e reutilização de materiais. “As crianças aprendem a transformar as garrafas PET que antes poluíam os igarapés em cofres. Aprendem, também, a encapar seus cadernos e livros escolares através dessas oficinas”, ressaltou Sheyla.