O presidente da Rússia, Vladimir Putin, receberá no próximo dia (02/11), o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, que fará sua primeira visita ao país, anunciou o Kremlin nesta segunda-feira, (29/10).

“Eles abordarão o estado e as perspectivas de aprofundamento da associação estratégica russo-cubana em diferentes âmbitos e também trocarão opiniões sobre os atuais problemas regionais e internacionais”, informou a nota oficial.

Díaz-Canel se encontrará também com a presidente do Senado, Valentina Matviyenko, e depois irá para China, Coreia do Norte, Vietnã e Laos.

Hoje, ele se reúne em Havana com a Comissão Intergovernamental russo-cubana de Cooperação econômico-comercial, que será liderada do lado russo por Yuri Borisov, vice-primeiro-ministro. De acordo com a imprensa russa, Borisov assinará durante a passagem pela ilha vários acordos com as autoridades cubanas, tanto comerciais quanto militares, e serão firmados 60 projetos de investimento.

O jornal russo “Kommersant” informou que o governo concederá a Cuba um crédito de US$ 50 milhões para a compra de armamento, o que incluiria blindados, aviões e helicópteros. Na semana passada, Putin concedeu ao ministro das Forças Armadas de Cuba, Leopoldo Cintra Frías, a Ordem da Amizade.

Putin, que recebeu em maio de 2016 em Moscou o então vice-presidente cubano, se mostrou certo de que Cuba entrará em uma nova etapa de desenvolvimento socioeconômico com Díaz-Canel.

As relações entre o Kremlin e a ilha esfriaram com a chegada de Mikhail Gorbachov ao poder, em 1985, o lançamento da Perestroika, processo muito criticado por Fidel Castro, e entraram em crise com a desintegração da União Soviética, em 1991.

Logo após chegar ao poder, há 18 anos, Putin viajou para Havana e no ano seguinte determinou o fechamento da base de espionagem eletrônica em Lourdes, último grande vestígio da presença soviética em Cuba. Nos últimos anos, o líder russo promoveu uma nova aliança estratégica entre ambos os países e Raúl Castro fez duas visitas a Moscou, uma em 2009 e outra em 2012. (EFE)