Quadrilha que roubou empresário em Manacapuru é presa na Ponte Rio Negro - Fato Amazônico

Quadrilha que roubou empresário em Manacapuru é presa na Ponte Rio Negro

A equipe de investigação da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), prendeu na última terça-feira (7), por volta das 19h, Eliane da Silva Pinheiro, 25; Hoerley Cardoso Mesquita, 26; Ivoney Rodrigues da Silva, 26; Anderson Ike Marques Araújo, 33; e Andril Medeiros Maciel, 34; acusados de roubo, associação criminosa e corrupção de menores.

O bando foi abordado na Ponte Rio Negro, quando retornava a Manaus após ter roubado um empresário em Manacapuru, município distante 68 quilômetros de Manaus. Com eles foram recuperadas joias e aproximadamente R$ 13 mil em espécie, levados da vítima. Durante a ação, uma adolescente de 17 anos, integrante da quadrilha, foi apreendida.

Eliane, Anderson e Hoerley estavam em um carro modelo S10, de cor preta e placas OAA-864. Já Andril e Ivoney trafegavam em uma motocicleta modelo Biz, preta, roubada da casa do empresário. No momento das prisões os policiais encontraram com a quadrilha dois revólveres calibre 38.

De acordo com a autoridade policial, eles estavam sendo investigados desde o dia 19 de fevereiro deste ano, após realizarem um roubo à sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), de onde levaram cerca de R$ 100 mil em espécie, além de armas, coletes e rádios comunicadores utilizados pelos seguranças do local.

“Esses infratores são extremamente perigosos e fazem parte de uma quadrilha envolvida em diferentes roubos ocorridos na cidade, inclusive à sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em setembro de 2014. No crime cometido ontem, em Manacapuru, eles foram bastante violentos, segundo as vítimas. Quando o empresário, o filho e o genro dele chegaram à residência, o bando já estava no local”, explicou.

Segundo Felix, os investigadores foram informados que na casa de Anderson, localizada na Rua 17, quadra G do bairro Colina do Aleixo, zona Leste, havia um veículo roubado. O fato foi confirmado quando eles chegaram ao local. O carro, modelo Celta, de cor vermelha e placas OAC-5060 foi apreendido, juntamente com uma motocicleta Yamaha, de cor roxa e placa NOU-7760, que apresentava restrição de roubo.

A adolescente de 17 anos também estava na residência. A garota tinha um revólver calibre 38 dentro da bolsa. Ela é conhecida por atuar desde os 13 anos em roubos e furtos na cidade. O delegado Adriano Felix disse que existe, inclusive, um vídeo dela circulando na Internet, roubando um estabelecimento comercial no bairro Japiim.

“Encontramos na casa de Anderson, o mentor do grupo, coletes balísticos, rádios comunicadores, uma bomba caseira, uma alavanca de metal conhecida como “pé de cabra”, um tablet de propriedade da Seduc e duas placas frias. Em depoimento, os integrantes da quadrilha confirmaram que Jotacir Souza e Claudio Gomes, presos no sábado pela nossa equipe, também participaram do roubo à Funasa”, informou Adriano Felix.

Ao término dos procedimentos na especializada os homens serão encaminhados à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoal e a mulher irá ser conduzida ao Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF). Todos ficarão à disposição da Justiça. A adolescente será levada para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai).

O delegado geral, Orlando Amaral, elogiou o trabalho conduzido pelos policiais civis da especializada e reforçou que em menos de uma semana a equipe da Derfd conseguiu prender quase todos os integrantes de uma quadrilha envolvida em roubos na capital e municípios do Estado.

“A partir de um trabalho investigativo minucioso a Derfd tirou de circulação, em menos de uma semana, nove infratores perigosos. Proteger e transmitir segurança à população são metas incessantes da Polícia Civil”, declarou.