Quarta edição do Programa Saúde na Escola terá início nesta quinta-feira - Fato Amazônico

Quarta edição do Programa Saúde na Escola terá início nesta quinta-feira

O Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M) do Programa Saúde na Escola (PSE), composto pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Estadual de Saúde (Susam), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Estadual de Educação (Seduc) lançam, nesta quinta-feira, 30, a quarta edição da Semana Saúde na Escola.

Em Manaus, a semana vai mobilizar as 147 escolas públicas que aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE), para realização de atividades reforçando a articulação local entre saúde e educação com alcance de 81.769 alunos da rede pública de ensino. “A ideia é investir na formação de comportamentos favoráveis à saúde e ao bem estar desde a infância e, por esse motivo, estimular essas práticas nas escolas se torna imprescindível”, salientou o secretário municipal de Saúde (Semsa), Homero de Miranda Leão Neto.

A programação vai intensificar o alcance das metas pactuadas no Termo de Compromisso de 2014, do Programa Saúde na Escola (PSE) com avaliações que envolvem a antropometria, saúde ocular, saúde bucal, promoção de segurança alimentar e da alimentação saudável, estímulo às práticas corporais e atividades físicas.

A 4ª Edição da Semana Saúde na Escola é uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Saúde (MS) e da Educação (MEC) e integram as ações do Programa Saúde na Escola (PSE). Em nível nacional, a mobilização será no período de 27 a 30 de abril e terá como tema central “Alimentação Saudável”, com promoção de práticas corporais e atividades físicas.

Nesta quinta-feira, 30, as atividades serão promovidas a partir das 9h, no CMEI Professora Elza Damasceno da Silva, na Rua Bessa, nº 647, Santo Antônio, com a equipe de Estratégia Saúde da Família oferecendo atendimentos à Educação Infantil e Pré-Escola. Às 15h, na Creche Municipal Escritor Manoel Otávio Rodrigues Av. Solimões, s/nº. Comunidade Jardim Mauá, no Distrito Industrial, será a vez da Educação Infantil e Creche.

A semana terá seu encerramento no dia 5 de maio, às 9h, na Escola Estadual Cid Cabral da Silva, na rua M do Conjunto Canaranas, bairro Cidade Nova, onde os alunos do Ensino Fundamental serão o público alvo da ação. Às 15h, na Escola Estadual Antônio de Lucena Bittencourt, na avenida Adalberto Vale, 100, na modalidade de Ensino Médio a equipe que vai atuar é da Estratégia Saúde da Família (ESF-S16).