O projeto traz vários profissionais para debater um tema específico, envolvendo análise jurídica e social.

O “Racismo” foi tema escolhido para a segunda edição do projeto Diálogos Institucionais da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), nesta terça-feira, dia 13, das 15h às 18h, no auditório do Centro Administrativo Desembargador José Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à sede do Poder Judiciário Estadual, no bairro do Aleixo. As inscrições já estão abertas e são gratuitas.

Cinco profissionais foram convidados pela Esmam para o debate: o defensor público Maurílio Casas, que é mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pós-graduado em Direito Civil e Direito Processual Civil e ainda em Direito Público: Constitucional e Administrativo – todos os cursos pelo Ciesa -, além de autor de diversos artigos e ensaios divulgados em publicações científicas e revistas jurídicas; o servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas e ativista social Juarez Clementino da Silva Jr, mestre em História Social pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), possuindo três décadas de atuação nos movimentos de negritude.

Outro convidado para debater o tema “Racismo” é o professor Paulo Cruz, colunista do jornal Gazeta do Povo, palestrante nas áreas de Filosofia e Educação e mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Também foi convidada a feminista amazonense Michelle Andrews, integrante do Movimento Negro, produtora cultural, fundadora do Coletivo Difusão e coordenadora do Centro Popular do Audiovisual, atuando junto a movimentos sociais e organizações do terceiro setor.

O quinto convidado da segunda edição do projeto Diálogos Institucionais é o promotor de Justiça Vitor Fonsêca, mestre e pós-graduado lato sensu em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual e atua na 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Manacapuru, município da região metropolitana de Manaus.

Inscrições

A segunda edição do projeto Diálogos Institucionais: Racismo já está com as inscrições abertas. Basta acessar a página da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (www.tjam.jus.br/esmam) e clicar no ícone “Ambiente Virtual de Aprendizagem”. A inscrição é gratuita e qualquer pessoa pode participar.

A Esmam vai entregar o Certificado de 3 horas/aula de atividades complementares aos presentes. A organização do evento pede aos participantes a doação de um pacote ou lata de leite em pó (400 gramas). Os donativos arrecadados serão entregues a instituições filantrópicas de Manaus (leia mais aqui!) que atendem crianças em situação de risco ou de vulnerabilidade social, devidamente cadastradas junto à Coordenadoria da Infância e Juventude do TJAM.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (92) 2129-6820 ou no email: [email protected] . As inscrições podem ser feitas até 12h do dia 13 de novembro.