Rebecca Garcia e vereadora Pastora Luciana visitam FCECON - Fato Amazônico

Rebecca Garcia e vereadora Pastora Luciana visitam FCECON

A ex-deputado federal Rebecca Garcia (PP) e a vereador Pastora Luciana estiveram ontem visitando a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON). A visita teve o objetivo de acompanhar a situação do câncer de mama e colo de útero no Amazonas, assim como, buscar números e dados para trabalhar em um projeto com uma ONG para informação da população.

“Temos que avançar muito ainda. Diferente do resto do País e do mundo onde a incidência de câncer de mama é bem maior que o de útero, o câncer de colo de útero é disparado o primeiro lugar no Amazonas, câncer esse que tem como fazer prevenção. A vacina foi um avanço, mas esse resultado é pra futuras gerações, precisamos cuidar desse grupo que não está sendo favorecido pela vacina e que contribui para o aumento dos vergonhosos índices do Amazonas”, destacou Rebecca.

A vereadora Pastora Luciana explicou que a visita também teve um caráter de fiscalização da aplicabilidade da Lei (12802/13) também conhecida como “Lei da mama”.

“Nossa visita no Fcecon, também tem um caráter fiscalizatório do cumprimento da Lei da mama. Lei essa, de autoria da ex-deputada Rebeca Garcia, que determina a reconstrução da mama na mesma cirurgia em que for realizada a retirada por causa de câncer. Estamos atentas e na luta pelos direitos das mulheres”, finalizou Pastora Luciana.

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer apontam para o surgimento de 57 mil novos casos de câncer de mama em 2014, sendo que desse total 13 mil mulheres poderão morrer.