Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Homenageando compositores amazonenses, o “Recital Amazônico”, que faz parte da programação do 21º Festival do Amazonas de Ópera (FAO), reunirá artistas do Amazonas para uma apresentação gratuita no Sumaúma Park Shopping, na avenida Noel Nutels, Nº 1762 – Cidade Nova, nesta sexta-feira (01/05), às 19h.

O FAO 2018 é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com patrocínio do Bradesco Prime – que celebra 10 anos de parceria com o festival –, incentivo do Ministério da Cultura (Minc) por meio da Lei Rouanet; além do apoio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC) e da Aliança Francesa.

O Recital conta a participação dos seguintes artista: Kátia Freitas (soprano), Marinete Negrão (mezzo-soprano), Yana Stravaganzzi (mezzo-soprano), Miquéias William (tenor), Josenor Rocha (barítono), Roberto Paulo (baixo) e André dos Santos (piano).

O público poderá conferir obras do compositor Pedro Amorim, como “Uirapuru”, “Minha terra”, “Noite errante”, “O pranto do mar”, “Encantamento”, “A Yara” e “Curupira”. O compositor e maestro Claudio Santoro também será homenageado na voz da mezzo-soprano Marinete Negrão e do baixo Roberto Paulo em canções como “Pregão do amor”, “Balada da flor da terra” e “Em algum lugar”.

“A frase que eu queria dizer”, de Arnaldo Rebello; “Toada do canoeiro’ e “Canta o Uirapuru”, de Lindalva Cruz, também irão compor o repertório para este recital.

A soprano Kátia Freitas afirma que a programação do Festival Amazonas de Ópera nos shoppings da capital tem atraído a atenção do público. “É um lugar com grande fluxo de pessoas, então todas as vezes que se tem um recital, flash mob, ou algo parecido em espaços assim, as pessoas se interessam bastante, param para ouvir e para falar com os músicos depois da apresentação. Somos bem recebidos por todos”.

Festival Amazonas de Ópera – Este ano, o Festival conta com a apresentação de cinco óperas: “Faust”, “Dessana Dessana”, “Florencia en el Amazonas”, “Acis and Galatea” e a estreia mundial “Kawah Ijen (Vulcão azul)”. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do Teatro Amazonas e no site www.aloingressos.com.br, com valores que vão de R$ 5 a R$ 60.

Durante a temporada de ópera, também acontecerão atividades paralelas nos centros de convivências, shoppings, nos municípios de Manacapuru, Iranduba (no distrito do Cacau Pirera) e em Novo Airão; além do “Ópera Delivery”, que levará sessões exclusivas de trechos de obras à casa dos amazonenses, e do projeto “Ópera Studio”, da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que apresentará “La Boheme”, de Giacomo Puccini, no Teatro da Instalação.

Sobre o Bradesco Cultura – Com mais de 350 projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. O Banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do País, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte.

Com apoio a eventos regionais, museus, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros, a instituição tem, ainda, uma plataforma de naming rights com o Teatro Bradesco, que conta com unidades em São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2018, já passaram pela Temporada Cultural do Bradesco as exposições Julio Le Parc, Mira Schendel e Hilma af Klint, o espetáculo Bibi Ferreira e o Lollapalooza Brasil. Estão em cartaz os musicais Peter Pan e Ayrton Senna, além de diversas atrações confirmadas ao longo do ano, como os festivais de Parintins, Tiradentes, a festa junina de São João do Caruaru, ArtRio, MIMO e MADE, entre outras.

Repertório

Kátia Freitas, soprano

“Uirapuru” e “Minha terra” de Pedro Amorim

“A frase que eu queria dizer” de Arnaldo Rebello

Yana Stravaganzzi, mezzo-soprano

“Noite errante” e “O pranto do mar” de Pedro Amorim

Marinete Negrão, mezzo-sopran

“Pregão do amor” e “Balada da flor da terra” de Claudio Santoro

Miquéias William, tenor

“Toada do canoeiro” e “Canta o Uirapuru” de Lindalva Cruz

Josenor Rocha, barítono

“Encantamento” e “A Yara”, de Pedro Amorim

Roberto Paulo, baixo

“Curupira”, de Pedro Amorim

“Em algum lugar” de Claudio Santoro

Serviço: Recital Amazônico

Data/hora: Sexta-feira, 1º de junho de 2018, às 19h

Local: Sumaúma Park Shopping, Av. Noel Nutels, 1762 – Cidade Nova

Acesso: Gratuito


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •