Régua fluviométrica registra média diária da subida do nível do Rio Amazonas de seis centímetros - Fato Amazônico

Régua fluviométrica registra média diária da subida do nível do Rio Amazonas de seis centímetros

A média diária da subida do nível do Rio Amazonas é de seis centímetros, de acordo com os registros da régua fluviométrica da Capitania dos Pontos, localizada no píer da cidade Garantido em Parintins. Por conta da enchente acelerada, uma equipe com 30 servidores da Defesa Civil de Parintins atua na preparação das pontes que estão sendo montadas nas áreas baixas da cidade afetadas com a subida das águas.

Nos bairros Itaguatinga e Itaúna 01, pelo menos, quatro ruas já foram inundadas. De acordo com o coordenador da defesa civil, Suammy Patrocínio, mais de 200 metros de pontes e 150 metros de passarela foram construídas no Itaguatinga por meio de estruturas pré-moldadas. Suammy afirma que a Prefeitura, a exemplo do ano passado, vai atuar fortemente para tentar diminuir o prejuízo das famílias localizadas nessas áreas de Parintins.

Patrocínio disse que a partir das 18 horas de hoje iniciam, na rua Antônio Meireles, a montagem de 600 metros de pontes e 300 de passarela. A via pública é uma das mais afetadas nas grandes enchentes. “A prefeitura tem feito sua parte, mas o prefeito iniciou também a busca de ajuda via Governo do Estado para atuar fortemente no interior”, disse Patrocínio.