Ronaldo Jacaré e Alan Nuguette dão dicas sobre o caminho para o sucesso - Fato Amazônico

Ronaldo Jacaré e Alan Nuguette dão dicas sobre o caminho para o sucesso

Os atletas do UFC (Ultimate Figthing Championship) Ronaldo Jacaré e Alan Nuguette ministraram, na manhã desta quinta-feira, 27, a palestra “Segredo dos Campeões”. A programação contou com um público de 500 pessoas e foi realizada na Universidade Paulista (Unip) com a presença também dos técnicos Márcio Soares e Marcelo Belota.

Durante duas horas, o público ouviu não só as histórias e ensinamentos dos palestrantes, como também participou de um bate-papo descontraído com atletas que conseguiram conquistar o sucesso. O evento é uma realização da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

Presente na palestra, o titular da Semjel, Fabrício Lima, afirmou que o evento conseguiu atingir seu principal objetivo: incentivar as pessoas a não desistirem dos seus sonhos. “Esses caras que vieram palestrar aqui são munidos de histórias de vida, desafios, sucesso e credibilidade. Ou seja, eles são as pessoas certas para orientar nossos jovens, pois servem de espelho. Nada na vida deles foi fácil e não é para ninguém. Entretanto, com esforço, dedicação e coragem, eles mostraram o caminho das pedras para se tornar um vencedor”.

Dentre vários pontos citados por Jacaré sobre a trajetória para a vitória, o peso-médio do maior evento de MMA do mundo afirmou que o amor pelo que se faz é o ingrediente essencial para se destacar perante os demais. “Com isso, você aguenta e supera qualquer dificuldade e desafio. Suporta tudo que surgir pela frente. Às vezes você pode achar até que está num deserto, mas precisa apenas de coragem para dar mais um passo e persistir. Ao dar este passo, você vai direto para o paraíso. Mas para isso é necessário perseverar, mas muitos param no meio do caminho”, disse Jacaré, ao revelar que a disciplina também é outro fator importante.

“Não adianta alcançar o sucesso ou querer se dar bem sem disciplina. Olha eu no UFC: Quando tenho uma luta, começo a perder peso um mês antes e corto a maioria das coisas. Não como carne vermelha, corto sal, corto carboidrato. Só passo a comer carne branca e legumes. E depois da luta fico um mês recuperando a musculatura. Se eu fugir disso, sei que não serei o melhor no octógono”, disse o lutador, ao prometer que em um futuro bem próximo vai retornar a Manaus com o cinturão.

De engraxate a astro

Alan Nuguette contou na palestra que desvendou o segredo para ser um campeão com o parceiro de treino Ronaldo Jacaré. Desde lá,“anotou” as coordenadas e passou de um menino humilde e engraxate para um dos principais lutadores da franquia de Dana White. “Quando eu cheguei no Rio de Janeiro para treinar não sabia de nada. Foi o Jacaré que me ensinou várias coisas. No meu treino, por exemplo, ele foi essencial, pois me apresentou a importância da periodicidade. Muito novo, eu queria treinar a toda hora e ficava fadigado. E foi ele quem me ensinou que o importante não é treinar 12 horas seguidas. Mas, acertar os treinos, saber direcionar e também descansar. O descanso também é importante para ser um vencedor. Mas, descansar é uma coisa, relaxar e ter tempo para cair na gandaia é outra”, brincou o atleta, que viu sua carreira deslanchar após estrear no UFC contra Garett Whiteley, em outubro de 2013, e vencer por nocaute técnico o americano.

Palestra aprovada

Próximo dos ídolos e com a chance de receber conselhos sobre o caminho para o sucesso, o aluno do quarto período de Administração da Unip, Edson Pontes, aprovou a palestra. “Foi muito bom ter a oportunidade de ouvi-los.Eles servem de exemplo e se passaram por mais dificuldades que nós e conseguiram chegar longe, porque não podemos também?! Tenho certeza que cada um aqui vai sair muito mais motivado para superar as dificuldades do dia a dia e ir à luta”, disse o estudante.

Visitas

Na sexta-feira, dia 28, às 10h, Ronaldo Jacaré e Allan Nuguette irão proporcionar um seminário prático aos alunos da Escola Municipal Aristóteles Comte de Alencar, localizada na rua 1, s/n, bairro Armando Mendes, zona Leste. No local, cerca de 100 alunos, na faixa etária de 5 a 15 anos, terão a oportunidade de aprender sobre o jiu-jítsu com os atletas.

Mais tarde, às 11h20, Nuguette e Ronaldo Jacaré farão a entrega dos alimentos arrecadados nas palestras às crianças do Lar Batista Janell Doyle, localizado na Rua Igarapé do Mauá, 1 – Mauazinho.