Ronaldo Tiradentes recebe Título de Cidadão do Amazonas - Fato Amazônico

Ronaldo Tiradentes recebe Título de Cidadão do Amazonas

A cerimônia de entrega do Título de Cidadão do Amazonas ao jornalista Ronaldo Tiradentes foi marcada por saudosismo e emoção. A homenagem foi realizada nesta terça-feira (3), na Assembleia Legislativa do Estado (ALEAM), e contou com a presença de autoridades, parlamentares, amigos e familiares de Ronaldo.

O deputado Arthur Bisneto (PSDB), autor da propositura, abriu a cerimônia lembrando a trajetória de Ronaldo quando menino em Minas Gerais, sua chegada em Manaus e toda construção de sua carreira no Amazonas.

“Ronaldo começou a trabalhar cedo, vendendo frutas e roupas para ajudar no sustento da família. Muitas pessoas, ao atingir o sucesso, esquecem-se dos momentos difíceis pelos quais passaram. Nosso homenageado não. Ele fez da dificuldade um estímulo para o sucesso profissional. Perseverou, definiu metas e as atingiu. Tanto que Ronaldo é hoje um dos jornalistas mais conceituados do Amazonas e realiza um excelente trabalho com a Rádio Tiradentes”.

Em seguida, o homenageado começou seu discurso ressaltando que desde os seus tempos de parlamento, quando acompanhava as entregas de títulos de Cidadão do Amazonas na Casa, ficava se questionando se algum dia chegaria sua vez. “Eu tinha certa ‘inveja’ daqueles que recebiam a homenagem. Agora, chegou a minha vez, de direito, porque de fato, eu já me sentia cidadão do Amazonas há muito tempo. O título me honra, me comove e traz muitas memórias”.

Com lágrimas, Ronaldo lembrou-se de seu início na Comunicação. “Cheguei a Manaus ainda adolescente e consegui trabalhar na Andrade Gutierrez. Minha intuição me fez fugir daquela burocracia logo após o primeiro dia de trabalho. Então, fui pedir emprego na rádio. Passei pela Baré, Rio Mar, Amazonas FM”. Ao enumerar os lugares por onde passou e lembrar as dificuldades as quais enfrentou, Ronaldo destacou seu jeito de ser. “Não é que eu seja um brigador. Na verdade, eu sou lutador que persegue seus ideais”.

Também presente na homenagem, o prefeito Arthur Neto (PSDB) ressaltou que “o compromisso que Ronaldo assume a partir de agora com o Estado, é também o compromisso que o Estado assume com ele (Ronaldo)”.

O governador Omar Aziz, que também compôs a mesa da homenagem, lembrou os tempos de parlamento com Ronaldo. “Tivemos a oportunidade de sermos deputados estaduais na mesma legislatura. Mas, antes mesmo disso, eu já o conhecia. Aliás, foi sorte Ronaldo não ter tido sucesso na política, porque ele se tornou um empresário bem-sucedido na área da radiodifusão”.

Também estiveram presentes na homenagem o vice-governador José Melo (PROS); a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho da 11ª Região, Alzira Melo Costa; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), Flávio Pascarelli; o procurador-geral de Justiça, Francisco das Chagas Santiago Cruz; e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ari Moutinho. Também esteve na cerimônia o general do Comando Militar da Amazônia, Eduardo Villas Bôas.

A deputada federal Rebecca Garcia (PP); o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Bosco Saraiva (PSDB); o vereador Hiram Nicolau (PSD); o ex-vereador Dr. Ewerton (PSDB); além da deputada estadual Conceição Sampaio (PP) e dos deputados estaduais Luiz Castro (PPS), Marcos Rotta (PMDB), Adjuto Afonso (PP), Sidney Leite (DEM), Vicente Lopes (PMDB), Chico Preto (PMN), Washington Régis (PMDB) e Wilson Lisboa (PCdoB) e o ex-deputado estadual Liberman Moreno (PHS) também prestigiaram a homenagem a Ronaldo na ALEAM.