As ações integradas dos órgãos do sistema de Segurança Pública do Amazonas resultaram em uma diminuição de 35,06% no número de registros de roubos e furtos de veículos em Manaus. Os dados são de janeiro a outubro, comparados com o mesmo período de 2017.

Neste ano, foram registrados 4.584 roubos e furtos de veículos, sendo 1.911 furtos e 2.673 roubos. No mesmo período do ano passado, o número destes mesmos crimes totalizou 7.123 ocorrências, sendo 3.068 furtos e 4.055 roubos.

O secretário de Segurança Pública, coronel Amadeu Soares, explica que um dos motivos para a queda no número de registros é a repressão qualificada por parte das polícias, que investigam e prendem grupos criminosos especializados nestes crimes. “Essas quadrilhas estão sendo presas e isso deve diminuir o número de roubos e furtos em Manaus”, afirmou.

De acordo com o titular da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), delegado Cícero Túlio, a diminuição também é resultado das ações da Especializada integradas aos demais órgãos do sistema de Segurança, sob a coordenação da Secretaria de Segurança e em parceria com a população.

“Semanalmente conseguimos recuperar diversos veículos, além de mantermos uma agenda regular de operações na capital e interior. Soma-se a isso o trabalho de conscientização e a prisão de diversas quadrilhas especializadas em roubos e furtos de veículos, além da retirada de circulação de diversas armas de fogo”, disse o delegado Cícero Túlio.

Recuperação – Até outubro deste ano, foram recuperados 2.639 veículos roubados ou furtados em Manaus. “Existem roubos para os quais a análise da atuação dos criminosos já revela possíveis suspeitos em razão de sempre atuarem com o mesmo modus operandi. Outras investigações são conduzidas e municiadas com análise de câmeras de vigilância e do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) situadas nas localidades onde aconteceu o fato criminoso. Há ainda situações em que um roubo acaba sendo desvendado no curso de outras investigações paralelas”, explicou Cícero Túlio.

Segundo o delegado, a DERFV trabalha com agentes infiltrados, ações controladas e análise das denúncias feitas pelo disque-denúncia 181 da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai) da SSP-AM, além do WhatsApp da Delegacia, pelo número (92) 99110-1763, e com a colaboração de informantes.

Desde agosto, a SSP implantou um novo sistema de monitoramento de veículos roubados e furtados na capital amazonense. O Sistema de Gestão de Veículos Roubados (SGV) utiliza a estrutura do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com 36 telas para monitoramento em tempo real por servidores da Segurança Pública e dá maior celeridade nas buscas pelos veículos subtraídos. Para utilizar o serviço, basta ligar para o 190 e informar os dados sobre o veículo.