Samu participa do primeiro treinamento para mototaxistas promovido pela Prefeitura de Manaus - Fato Amazônico

Samu participa do primeiro treinamento para mototaxistas promovido pela Prefeitura de Manaus

Com a intenção de treinar todos os mototaxistas que possuem concessões para circular em Manaus, a Prefeitura de Manaus está convocando a cada semana, 25 profissionais para participarem da atualização das técnicas de pilotagem, no Centro Educacional de Trânsito da Honda (CETH), que fica na Rua Wade Mar Jardim Maués nº 712, Colônia Cachoeira Grande, Bairro Novo Aleixo. Durante o treinamento, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) participaram da “Simulação de Primeiros Atendimentos em acidentes de trânsito envolvendo motociclistas”.

O programa de qualificação técnica é desenvolvido em parceria pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Samu 192, Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), além da empresa Moto Honda da Amazônia para complementação do processo de formação e regulamentação de mototaxistas que circulam em Manaus, através do projeto “Condutor Consciente”. “Nossa participação é fundamental porque dá a esses condutores a noção básica de como agir em primeiros socorros nos casos de acidentes até que nossas equipes cheguem ao local”, ressaltou o secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão.

Durante as próximas 39 semanas, sempre às quartas-feiras, cerca de 25 profissionais vão receber duas horas de instruções teóricas, almoço, instruções práticas e orientações dos socorristas do Samu, para garantirem o direito de continuarem a trabalhar como mototaxistas regulamentados em Manaus. “O Samu encerra sempre as turmas, para que eles levem daqui a consciência de que é preciso pilotar com muita segurança e, em caso de acidentes, para que eles possam agir da maneira correta”, disse o supervisor do CETH, Marco Frazão.

Para Eronildes Costa, há dez anos atuando em diversas funções sob duas rodas, o curso é uma oportunidade imperdível de garantir o futuro. “Para mim é sobrevivência, dos meus filhos, da minha vida. É daqui que tiro meu sustento”, completou.

Até o fim do ano, pelo menos 975 mototaxistas devem passar pelo treinamento. Atualmente, circulam em Manaus 1678 profissionais, regulamentados. Em breve, outras 1303 concessões devem ser liberadas pela Prefeitura de Manaus.