Saúde, Educação e Assistência Social integram ações para a Primeira Infância - Fato Amazônico




Saúde, Educação e Assistência Social integram ações para a Primeira Infância

O segundo Festival da Semana do Bebê Manauara aconteceu ontem (11), na Creche Magdalena Arce Daou, bairro Santa Luzia, zona Sul. Reunindo pais, mães, crianças, puérperas, gestantes e representantes das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, o festival promoveu ações de incentivo à amamentação e alertou para o cuidado com as crianças na fase da primeira infância.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que foram programados cinco festivais da Semana do Bebê Manauara para o mês de agosto, um em cada zona geográfica da cidade (Sul, Leste, Norte, Oeste e Rural).

“A programação faz parte das ações do Agosto Dourado, estratégia que incentiva e oferece visibilidade às ações de aleitamento materno, mas os festivais focam também na mobilização da sociedade para a importância do investimento na primeira infância, que é a fase de zero a seis anos de vida”, informou Magaldi.

De acordo com a chefe do Núcleo de Saúde da Criança da Semsa, Ivone Amazonas, os festivais estão incluídos nas ações organizadas pelo Comitê Gestor Municipal da Primeira Infância Manauara e representantes das secretarias municipais de Saúde (Semsa), Educação (Semed), da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), com o apoio da United Way Brasil e Unicef Amazônia Legal.

“Os festivais estão buscando trabalhar com ações de saúde, educação e assistência social voltadas para primeira infância e que possam ajudar no desenvolvimento cognitivo, emocional e afetivo das crianças”, explicou Ivone, lembrando que as ações do Agosto Dourado continuarão a ser reforçadas até o final do mês em todas as Unidades de Saúde.

Durante o festival, a subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzenir Trajano, destacou que a orientação do prefeito Arthur Neto é que as secretarias trabalhem de forma integrada para que cada vez mais Manaus possa ser uma cidade educadora.

“A intenção é oferecer uma melhor qualidade de vida para as crianças. É um trabalho amplo que precisa do envolvimento da educação, saúde e assistência social para que a criança possa se desenvolver de forma plena, incluindo os aspectos físicos, afetivos e desenvolvimento psicomotor”, afirmou a Euzenir.

A assistente social Gecilda Albano, assessora técnica do Departamento de Direitos Humanos da Semmasdh, alertou que a primeira infância é a fase de maior vulnerabilidade e que por isso é essencial integrar metas e estratégias para contribuir no fortalecimento da proteção das crianças nessa faixa etária.

“Os festivais da Semana do Bebê Manauara representam também um momento para sensibilizar pais, responsáveis e docentes na proteção das crianças que estão muito vulneráveis nessa faixa etária”, alertou a assistente social.

Programação

O festival da Semana do Bebê Manauara na Creche Magdalena Arce Daou incluiu na programação ações de Educação em Saúde, com o apoio de técnicos da Semsa e do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), abordando temas como a importância da participação do pai no cuidado com as crianças, da alimentação complementar saudável, sobre Saúde Bucal e caderneta da saúde da criança.

A gerente do Disa Sul, enfermeira Oriana Barreto Nascimento, explicou que o trabalho desenvolvido junto à creche é realizado de forma rotineira por meio da UBS Santa Luzia, atendendo as crianças com ações de prevenção de doenças e promoção da saúde.

“É feito o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, incluindo verificação do cartão de vacina e colaborando no trabalho de conscientização das mães e pais sobre o cuidado em saúde. Durante o mês de agosto, todas as UBSs buscam reforçar a parceria com escolas e creches para destacar a importância da amamentação e de outras ações preventivas para a proteção da saúde da criança”, afirmou a enfermeira.

Para a dona de casa Taís Pereira, que tem dois filhos atendidos na creche Magdalena Arce Daou, a amamentação e alimentação saudável são essenciais para o crescimento e saúde das crianças. “Amamentei os meus filhos e acho que isso ajudou no desenvolvimento deles, com mais saúde e menos doenças. E eles também conseguiram se adaptar bem às refeições oferecidas na creche”, afirmou Taís.

O terceiro festival do Bebê Manauara será realizado na Escola São José I, comunidade Livramento, na zona Rural, na próxima sexta-feira, 18. A programação no dia 25 de agosto será no CMEI Professora Sofia Soeiro do Nascimento, residencial Viver Melhor I Etapa, bairro Lago Azul, zona Norte. O encerramento da programação vai ocorrer na creche Ana Lopes Pereira, na Compensa, zona Oeste, dia 31 de agosto.