Secretária da Semasdh entrega doações de alimentos para cozinhas comunitárias - Fato Amazônico

Secretária da Semasdh entrega doações de alimentos para cozinhas comunitárias

Ontem, quinta-feira (9), a secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Goreth Garcia Ribeiro, realizou a entrega de kits de alimentos contendo massas, feijão, arroz e biscoitos para as cozinhas comunitárias localizadas no bairro Santo Agostinho, feira da Panair e bairro Colônia Oliveira Machado. Estes alimentos são fruto de doações na campanha “Viva o Verdadeiro Espírito do Natal”, da Prefeitura de Manaus, coordenada pela Semasdh.

Goreth Garcia disse que ao disponibilizar estes alimentos para as cozinhas comunitárias, pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional são beneficiadas diretamente. “Essa doação é fundamental para o funcionamento das cozinhas. Ela revitaliza esse funcionamento, tudo que foi doado vai enriquecer o cardápio dessas pessoas que frequentam as cozinhas. Os kits vêm de doações da nossa campanha que foi promovida a partir do natal, ‘Viva o Verdadeiro Espírito do Natal’, onde queríamos chamar a atenção e despertar o espírito solidário das pessoas, para que possam ajudar a quem realmente precisa. Esse tipo de ação faz bem a quem recebe, mas faz muito melhor a quem doa. Nossa intenção é perenizar essa campanha, porque esse público precisa continuar sendo atendido”.

A Prefeitura de Manaus possui seis cozinhas comunitárias em funcionamento atualmente nos bairros Colônia Oliveira Machado (zona Sul), Colônia Antônio Aleixo (zona Leste), Vila da Felicidade (zona Leste), Valparaíso (zona Leste), Santo Agostinho (zona Oeste) e Feira da Panair (zona Sul), servindo aproximadamente 6 mil refeições por semana para idosos, crianças, moradores de rua e outras pessoas em situação de vulnerabilidade nutricional, com todos os cardápios orientados por um nutricionista.

Os interessados se inscrevem no programa e passam por um levantamento do perfil socioeconômico da família feito por um assistente social. Após essas etapas, o beneficiado é cadastrado e passa a poder realizar as refeições gratuitamente na cozinha. Parte dos alimentos servidos nas cozinhas é custeada pela Semasdh e outra parte é conseguida através de parcerias com comerciantes, supermercados, feirantes e empresas que apadrinham as cozinhas.