Secretaria de Segurança entrega mais viaturas para reforço no policiamento ostensivo - Fato Amazônico

Secretaria de Segurança entrega mais viaturas para reforço no policiamento ostensivo

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) entregou na tarde desta sexta-feira (8), no Centro de Convenções – Sambódromo, no Bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, mais 20 novas viaturas para as Polícias Civil e Militar.

Os veículos fazem parte do total de 700 viaturas que serão inseridas no Sistema de Segurança Pública até junho deste ano, com um investimento anual de R$ 60 milhões. As primeiras 100 viaturas foram entregues no dia 24 de abril.

Todas as 20 viaturas entregues nesta sexta-feira são do modelo S-10, sendo 16 para a Polícia Militar e quatro para a Polícia Civil. Na Polícia Militar, os veículos serão destinados as Forças Especiais, dentre elas: o Batalhão Ambiental, Companhia de Trânsito, Batalhão de Guarda e para os municípios de Itacoatiara, Iranduba e Manacapuru.

O secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, destacou que a chegada gradativa das novas viaturas irá reforçar, por completo, o policiamento ostensivo em Manaus e as cidades do interior com maior demanda. “O governo do Estado está devolvendo a estrutura do policiamento ostensivo da Polícia Militar e reforçando a frota de viaturas da Polícia Civil para ações repressivas e preventivas”, disse.

Em abril, o governador José Melo entregou as primeiras 100 novas viaturas para as Polícias Civil e Militar, reforçando o programa Ronda no Bairro. Dos 100 veículos, 70 foram para a Polícia Militar e 30 para a Polícia Civil, nos modelos Renault Duster, S-10 e Pálio Weekend.

Os Renaults Dusters estão atendendo as Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) dentro do Programa Ronda no Bairro e os demais modelos, as tropas especializadas dentre eles a Ronda Ostensivo Cândido Mariano (Rocam) e Força Tática. “Mudamos o modelo das viaturas para dar mais eficiência no policiamento ostensivo. Teremos mais viaturas nas ruas e com uma economia de, aproximadamente, R$ 16 milhões, para os cofres do Estado”, disse o secretário estadual de Segurança, Sérgio Fontes.

Sérgio Fontes destacou, ainda, que como forma de garantir maior eficiência na locação das viaturas, foram realizadas cinco licitações. “Gostaria de aproveitar e esclarecer que as recentes decisões do Tribunal de Contas do Estado não afetam em nada o nosso cronograma de 700 viaturas até início do próximo mês. Isso porque não contamos com esses certames nessa fase inicial de colocar esse total de novas viaturas”, disse.