Secretaria de Segurança Pública apresenta balanço da força tarefa de 2013 com 560 presos - Fato Amazônico




Secretaria de Segurança Pública apresenta balanço da força tarefa de 2013 com 560 presos

A prisão no final da tarde de ontem (7), dos irmãos Jander Ferreira do Nascimento, 36 anos, e Cláudia Maria do Nascimento de Andrade, 34, com quase 6 quilos de entorpecentes, no bairro Morro da Liberdade, na zona Sul de Manaus, marcou o início das atividades da Força-Tarefa da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) de 2014. De acordo com balanço divulgado hoje (8), a unidade especial fechou 2013 com a retirada de circulação de pelo menos 560 suspeitos de crimes.

Os irmãos foram flagrados em uma casa da rua Custódio Carneiro de Lima com 5,5 quilos de cocaína, pasta-base de cocaína e oxi, além de 300 trouxinhas dessas drogas. Jander e Cláudia também guardavam 838 comprimidos de dipirona, medicamento que os policiais acreditam ser usado para misturar às drogas. A prisão nasceu de denúncia anônima ao Disque 181 e os irmãos foram apresentados ao delegado do 2º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

O anúncio da estatística da atuação da Força-Tarefa em 2013 foi feita na manhã de hoje pelo secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital. De acordo com o balanço, além de prender 560 suspeitos, a maioria por envolvimento no tráfico de drogas em Manaus e no interior do Amazonas, os policiais militares e civis realizaram 93 operações integradas no combate à criminalidade. “Destacam-se entre as prisões a de 43 foragidos da Justiça e ainda a apreensão de 72 menores de 18 anos”, disse o secretário.

Vital acrescentou que mais de 90% das prisões ocorreram após ligação ao Disque-Denúncia 181, da SSP-AM. “É um canal em que a população pode confiar e contribuir com a polícia. É bom destacar que o cidadão não precisa se identificar, basta relatar o crime”, afirmou.

Apreensões –Em 2013, a Força-Tarefa também apreendeu 139 armas, a maioria pistolas e revólveres, 653 carros e motocicletas e quase 700 quilos de drogas, com destaque para a operação que apreendeu 85 quilos de maconha no aeroporto internacional Eduardo Gomes, zona Oeste de Manaus, em abril.

A Força-Tarefa, criada no final de 2011, atua sob as ordens diretas do secretário de Segurança Pública, para quem as ações do grupo especial dão mais agilidade na apuração de denúncias do cidadão e no apoio a atividades pontuais das polícias Militar e Civil, atuando em estreita parceria com a Secretaria-Adjunta de Inteligência (Seai). “Hoje temos uma participação expressiva do cidadão por meio das denúncias, principalmente contra o tráfico doméstico de droga nos nossos bairros. Atribuo ao cidadão o sucesso nessas prisões”, disse Vital.