Secretaria Municipal de Saúde realiza mobilização para o combate à malária - Fato Amazônico

Secretaria Municipal de Saúde realiza mobilização para o combate à malária

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Malária (25 de abril), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou ontem (24), mobilização para alertar a população sobre a prevenção à doença. As ações aconteceram nas áreas com maior incidência de casos de malária na cidade, nas zonas Norte, Leste, Oeste e Rural, com a parceria da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS)

Durante a mobilização na comunidade Cidade das Luzes, bairro Tarumã, na zona Oeste de Manaus, o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, lembrou que o objetivo da ação é buscar cada vez mais a redução do número de casos da doença. “O trabalho está sendo voltado principalmente para garantir a saúde das populações que residem em áreas de maior vulnerabilidade e que precisam de maior apoio dos serviços públicos”, informou Homero de Miranda Leão.

Ao mesmo tempo em que a comunidade Cidade das Luzes recebia as atividades nesta manhã, o trabalho também era executado na comunidade Jerferson Perez, zona Leste; na Marina do Davi e nas comunidades do Tiú, de Nossa Senhora de Fátima e Novo Paraíso, na zona Rural; e no conjunto Viver Melhor, na zona Norte.

A mobilização reuniu uma força tarefa formada por agentes de endemias e as equipes de educação em saúde dos Distritos de Saúde. A estratégia focou em abordagens educativas e rodas de conversa, com a apresentação preventiva sobre os riscos da malária e suas consequências. Também foram desenvolvidas ações lúdicas voltadas ao público infantil, como teatro de fantoche, pinturas educativas e tapetes pedagógicos; exposição do ciclo evolutivo da malária e realização de testes rápidos para o diagnóstico da doença.