Uma mega-aula de revisão dos principais conteúdos que constarão nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Processo Seletivo Contínuo (PSC/Ufam) e do Sistema de Ingresso Seriado (SIS/UEA), foi realizada pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (Seduc-AM) na manhã de ontem sábado (15/09), no Centro de Convenções Vasco Vasques, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. 

O “aulão” reuniu 2,5 mil estudantes do Ensino Médio de 60 escolas estaduais da capital, tornando-se o maior evento de pré-vestibular gratuito realizado pela Seduc, com transmissão simultânea para as escolas do interior  do Estado, pelo Centro de Mídias de Educação. Diversas escolas da capital também lotaram seus auditórios com alunos, que acompanharam a aula de revisão. 

A atividade faz parte do Projeto Conquistar, curso pré-vestibular gratuito idealizado pela Seduc, que disponibiliza uma plataforma digital composta por videoaulas de todas as disciplinas do Ensino Médio, dicas rápidas, conteúdo online (material didático relativo a cada aula), além de exercícios complementares compostos entre 5 e 10 questões com respostas e comentários para cada aula.

Disciplinas – Durante a aula, os estudantes tiveram acesso a uma ampla revisão dos conteúdos e resolução de questões das disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Biologia, Química, Física, Geografia, História, Filosofia, Sociologia e Matemática.

Motivação – O secretário de Educação do Amazonas, professor Lourenço Braga, afirmou que o “aulão”, além de revisar os conteúdos do vestibular e Enem, tem a proposta de motivar os estudantes que estão se preparando para as provas.

“São duas grandes propostas: uma é fazer revisão mesmo, de conhecimento e a outra é de motivar os alunos para ganharem confiança e passarem no vestibular. Nós queremos essa gente toda dentro da universidade. Nós queremos que todas as pessoas se deem bem no Enem e nas formas diferentes de ingresso nas universidades. Aqui tem 2.500 estudantes e nós vamos passar a manhã toda no que eu chamo de uma festa da educação e vamos repetir isso no próximo dia 29, com outros 2.500 estudantes”, explicou Braga. 

Preparação intensa – O coordenador do Projeto Conquistar, Altemir Monteiro, explicou que a revisão é parte de uma preparação intensa que já está sendo feita para garantir aprendizado de qualidade aos estudantes.

“A preparação começou desde maio. Desde lá, nós preparamos uma equipe de professores, trabalhamos em cima dessa equipe, já experiente em vestibulares há mais de 30 anos e trabalhamos em cima das questões que aparecem nos vestibulares. A minha esperança e a de todo mundo que trabalha na equipe é que eles aproveitem esse material. Aconteceu em Parintins e foi um sucesso e esperamos que hoje seja mais sucesso ainda”, disse. 

Inovação de conteúdos – O estudante do 1° ano do Ensino Médio do Centro de Educação de Tempo Integral Sérgio Pessoa, Vitory José Eloi Ferreira, de 15 anos, foi um dos primeiros alunos a chegarem no aulão. Motivado, ele conta que tem se empenhado para conseguir uma vaga na universidade. 

“A escola tem ajudado bastante com aulões intensivos. Além da escola complementar os estudos, complemento também em casa para conseguir alcançar meu objetivo, que é Arquitetura”, disse.

A estudante do 2° ano do Ensino Médio da escola Estadual Arthur Virgílio Filho, Taliane da Silva Passos, de 17 anos, também participou do “aulão” neste sábado. Segundo ela, a preparação que professores da escola estão realizando diariamente, associada à sua rotina de estudo e às aulas do Projeto Conquistar, estão sendo fundamentais no processo de preparação para o vestibular. 

“Os professores estão sempre inovando os assuntos, intensificando os conteúdos para que a gente consiga tirar uma pontuação boa e ingressar na faculdade dos nossos sonhos. Bem grandes as minhas expectativas, estudando bastante para conseguir passar na faculdade que eu quero é tenho certeza que com a ajuda dos professores e a escola vou chegar lá”, afirmou a jovem, entusiasmada. 

Interior – A programação de “aulões” de revisão também está sendo se estendendo aos municípios do interior do Amazonas. Na última quinta-feira (13), a programação aconteceu no município de Parintins. Na próxima semana, o aulão está programado para acontecer nos municípios de Coari e Tefé.