O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, decretou ponto facultativo em todas as repartições públicas municipais nos dias 4/3, Segunda de Carnaval, e a partir do meio-dia de 6/3, Quarta-Feira de Cinzas, uma vez que a legislação federal já considera feriado até às 12h. O decreto está publicado na edição nº 4542 do Diário Oficial do Município (DOM).

Conforme a publicação, o Carnaval é uma das mais importantes manifestações culturais do povo brasileiro e é do interesse da Administração Pública Municipal prestigiar o evento e incentivar a participação popular, considerando, ainda, tratar-se de dias que intercalam feriados nacionais, o que enseja a conveniência de conter despesas com bens e serviços, representando uma economia significativa para o cofre público municipal.

A Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) ficará responsável pela organização de banco de horas relativo ao ponto facultativo, com vistas à futura compensação pelos servidores do Poder Executivo.