Segurança Pública no AM planeja operações dos grandes eventos de 2014 - Fato Amazônico

Segurança Pública no AM planeja operações dos grandes eventos de 2014

Inauguração da Arena da Amazônia e

Carnaval de Manaus são os próximos acontecimentos no calendário da segurança

Após a apresentação do resultado da operação Réveillon, com nenhuma ocorrência grave registrada em três eventos simultâneos em Manaus na festa de fim de ano, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Secretaria-Executiva de Grandes Eventos (Seasge), realizou na tarde de hoje (9), a primeira reunião de planejamento do calendário de eventos de interesse na preparação da segurança para a Copa do Mundo.

A Unidade Gestora do Projeto Copa, do Governo do Estado, abriu a reunião apresentando a programação dos eventos na Arena no período do mundial, a realização de pelo menos três jogos-testes até junho e o estágio das obras, com destaque para os mais de 90% de conclusão do estádio e o andamento dos centros de treinamento. Até o dia 1° de maio a arena e os centros de treinamento serão entregues à organização da Copa.

O espaço que será ocupado pelo sistema de Segurança Pública dentro da arena também foi abordado. Segundo o secretário-adjunto da SSP, coronel Dan Camara, o planejamento já está bem adiantado, com definição de que a segurança pública estará presente no estádio com forças especiais de resposta rápida."O modelo de presença das forças que vamos empregar em Manaus é dos melhores que temos no País. Essas definições começaram desde 2010 e hoje é assunto tranquilo para a nossa segurança", disse o secretário-adjunto.

Dan Câmara disse que o Amazonas está bem adiantado no planejamento estratégico das operações de segurança para a Copa, à espera do plano tático da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge) para execução e adaptações pelos estados, o que de acontecer ainda neste mês.

Participaram da reunião cerca de 20 órgãos do Governo do Estado e municipais. De acordo com a Seasge, a meta é fechar o planejamento da segurança até o final de fevereiro, com todas as definições tomadas sobre o que fazer diante de uma ocorrência real.

A SSP-AM vai apresentar à imprensa, nos próximos dias, os equipamentos de ponta recebidos para emprego na Copa e que após ficará como legado para o Estado. “Destaco as carretas com centros de comando móveis, a potente câmera aérea, instrumentos contra terrorismo e a total remodelação do Centro Integrado de Operações, o Ciops", disse o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital.