A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) realizou, na última sexta-feira (26), uma série de ações voltadas à promoção da saúde bucal. A programação faz parte da Semana Estadual de Saúde Bucal, que iniciou na quinta-feira (25) e prossegue até a próxima quarta-feira (31). O evento é alusivo ao Dia Nacional da Saúde Bucal (25 de outubro).

A programação está acontecendo nos Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs) e à Melhor Idade (CAIMIs), além das Policlínicas e Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) da rede estadual de saúde, em Manaus.

Entre as ações desenvolvidas estão apresentações de vídeos educativos e palestras direcionadas aos usuários das unidades, sobre saúde bucal para gestantes e para a família. Também estão ocorrendo ações de orientações sobre autoexame para prevenção do câncer de boca.

A gerente de especialidades da Susam, Márcia Murad, explica que os cuidados com a boca são essenciais para a manutenção da saúde de todo o corpo.

“A prevenção à saúde bucal é importante, porque contribui para evitar algumas doenças graves que ocorrem, principalmente, na terceira idade. O câncer de boca, por exemplo, muitas vezes não é detectado em idosos, devido o uso frequente de próteses. Por isso, trabalhar na prevenção é essencial”, explica.