Semasdh vai promover a formatura de 600 alunos do Pronatec - Fato Amazônico

Semasdh vai promover a formatura de 600 alunos do Pronatec

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), promoverá, nesta terça-feira, 20, às 19h, a cerimônia de formatura de 600 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A formatura será no Parque Municipal do Idoso (PIM) e os participantes foram referenciados pelas unidades do Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) também participa da organização do evento, que tem confirmada a presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e do ministro do Turismo, Vinicius Nobre Lages.

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal em 26 de outubro de 2011 com a meta de ampliar o acesso ao mercado formal de trabalho de estudantes e trabalhadores, brasileiros jovens e adultos de baixo poder aquisitivo, por meio da oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Em 2012, a Prefeitura de Manaus aderiu ao Pronatec Viver sem Miséria, com a missão de estimular o acesso das famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) nos cursos do Pronatec.

Segundo a Secretaria Extraordinária da Erradicação da Pobreza, a Prefeitura de Manaus alcançou, por meio da Semasdh, 5.996 pré-matrículas no programa, com 3.860 matrículas efetivas.

Os cursos do Pronatec “Viver sem Miséria” são de formação inicial e continuada, com carga horária que varia de 160 a 400 horas. As aulas são ministrados por instituições como Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional do Transporte/ Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Federal do Amazonas (Ifam). Ente os cursos oferecidos estão o de esteticista, confecção de roupas, eletricista industrial, pintor de obras, marceneiro, armador de ferragem, carpinteiro de obras, montador de andaimes, pedreiro de alvenaria e de revestimento em argamassa, operador de supermercado, almoxarife, auxiliar financeiro, auxiliar de pessoal, agente de limpeza em aeronaves, organizador de ventos, auxiliar de recursos humanos, espanhol e inglês básico, mecânico de motocicletas, cuidador de idosos, língua brasileira de sinais (Libras) e motorista de transporte de carga.

Podem participar do Pronatec todas as pessoas inscritas no CadÚnico. As inscrições podem ser feitas em qualquer uma das 18 unidades de Referência de Assistência Social (Cras), existentes na cidade de Manaus ou ainda na sede da Semasdh, na avenida Ayrão, s/n°, esquina com a Ferreira Pena, Centro. Para se inscrever nos cursos, o candidato à vaga deve apresentar CPF, RG, Número de Identificação Social (NIS), comprovante de residência e de escolaridade. Alem disso, deve ter a partir de 16 anos. Caso o candidato tenha menos de 18 anos, é necessário ainda apresentar o CPF do responsável.

Além das aulas, os alunos recebem transporte, material didático, lanche e fardamento por meio da bolsa-formação.