Semed entrega à Vemaqa projeto para educação ambiental nas Ocas do Conhecimento - Fato Amazônico

Semed entrega à Vemaqa projeto para educação ambiental nas Ocas do Conhecimento

A coordenadora das Ocas do Conhecimento Ambiental da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Gina Gama, entregou na manhã desta sexta-feira, 27, o projeto básico “Ressignificando as atividades socioambientais e o espaço de educação ambiental não formal” ao Juiz Titular na Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias (Vemaqa), Adalberto Carim Antônio. O objetivo é alocar insumos e serviços para a melhoria da estrutura física e operacional dos espaços ambientais.

O documento foi protocolado na sala da Vemaqa, no Fórum Ministro Henoch Reis, avenida André Araújo e a meta é beneficiar as Ocas da Cidade do Leste, Puraquequara e Nova Cidade, que atendem jovens e adolescentes com aulas de educação ambiental, plantação de mudas, reutilização do óleo, hortaliças, produção de sabão, reaproveitamento de garrafas pet e artesanato com vidros e latas.

A solicitação visa à manutenção dos espaços educacionais, atualização do acervo didático, equipamentos tecnológicos e ampliação do espaço físico, devido a grande procura da comunidade pelos cursos oferecidos na área de educação ambiental e socioeducativa.

De acordo com a coordenadora das Ocas do Conhecimento Ambiental na Semed, Gina Gama, o projeto básico entregue ao titular da Vemaqa relata a necessidade de utilizar os espaços junto à comunidade com uma estrutura melhor, assim como atender os comunitários em torno das Ocas. Gama destacou, ainda, que a intenção é conseguir insumos para garantir a melhoria das Ocas e dos serviços oferecidos à comunidade.

“Nós estamos muito felizes com a audiência que tivemos com Dr. Adalberto Carim. Entre as solicitações estão a manutenção desses espaços, material tecnológico (computadores, data show) para nossas ações e, se possível, uma ampliação. Será algo imprescindível, porque as Ocas lidam diretamente com as comunidades onde estãoinseridas”, disse a gestora.

Para o titular da Vemaqa, Adalberto Carim, as Ocas do Conhecimento, têm um papel fundamental na conscientização, preservação, além de levar conhecimento às pessoas sobre a questão ambiental.

“As Ocas são os braços da Vara do Meio Ambiente, que consorciado com a Semed, conseguem levar às comunidades as noções essenciais de como viver em harmonia com meio o ambiente. Esse trabalho deve ser priorizado, onde essas reinvindicações nós vamos trabalhar com Ministério Público, para que possamos auxiliar da melhor maneira possível e as Ocas sejam, realmente, diferenciadas em seus locais de atuação”, explicou.

Parcerias

As Ocas do Conhecimento Ambiental contam com as parcerias da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias (Vemaqa), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam),Uninorte, Instituto Embeleze e Serviço Nacional do Comércio (Senac).

Na segunda quinzena de abril, a Oca do Conhecimento do Puraquequara firmou uma parceria com a Marinha do Brasil, em que proporcionará um curso de habilitação para condução de lanchas (Arrais). O objetivo é beneficiar as pessoas que trabalham com pequenas embarcações e dependem do transporte fluvial para deslocação e pesca.

Ocas

Projeto idealizado pela Vemaqa, administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semed, a Oca do Conhecimento Ambiental tem como finalidade desenvolver ações socioeducativas utilizando a educação não formal, com alunos no contraturno das aulas regulares, além de dar apoio e fortalecimento no tema de educação ambiental, voltado para o público escolar e para a comunidade em geral. As Ocas surgiram de uma ação da Justiça, como forma de compensar algum dano causado por pessoas ou empresas ao meio ambiente.