Semed faz entrega de kits do Projeto Quadrinhos na Escola - Fato Amazônico




Semed faz entrega de kits do Projeto Quadrinhos na Escola

O Secretário Municipal de Educação da Semed, Pauderney Avelino, fez a entrega simbólica do kit do “Projeto Quadrinhos na Escola”, com os livros da coleção “Saiba Mais” na Escola Municipal Paulo Graça, Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul da cidade. A coleção do cartunista Maurício de Sousa era aguardada desde o lançamento do programa, no final de setembro, quando o próprio Maurício firmou a parceria com a Prefeitura de Manaus.

A ação faz parte do Programa Viajando na Leitura da Semed e atende alunos do 1º ao 5º ano, do ensino fundamental. Os livros da Coleção Saiba Mais trazem temas específicos que se alinham ao conteúdo pedagógico trabalhado na matriz curricular do município como Ecologia e Meio Ambiente, Mundo das Crianças, Datas Comemorativas, Ciências e Energia e História do Brasil.

A meta é disseminar, na rede municipal de ensino, a importância do trabalho com a leitura e a produção textual. A prefeitura irá disponibilizar aproximadamente 350 mil exemplares da obra de Maurício de Sousa, entre elas as aventuras da Turma da Mônica, Neymar e Horácio.

O projeto beneficia quase 200 mil estudantes, do 1º ao 5º ano, da rede municipal de ensino. A Secretaria dará continuidade no processo de entrega do material, que é um recurso pedagógico utilizado pelos educadores em sala de aula, com a finalidade de incentivar o hábito e gosto pela leitura.

Segundo o secretário da Semed, Pauderney Avelino, a distribuição dos quadrinhos é a oportunidade que o poder público proporciona para as crianças um material que ajuda no processo da leitura e desenvolvimento da escrita por todos que fazem do uso do material pedagógico.

“É importante que essas crianças tenham acesso a uma leitura divertida, que encante, de forma lúdica, que não seja simplesmente textos em livros. Tenho certeza que esse projeto fará com que os alunos tomem gosto pela leitura, entender o que estão lendo e escrever corretamente”, analisa e lembra que é um trabalho em conjunto para melhorar os índices do IDEB, na rede de ensino.

A próxima a ser beneficiada com a entrega das revistas, será a Escola Municipal José Tavares de Macedo, bairro Santa Luzia, zona Sul da cidade. Serão 398 alunos, do 1º ao 5º ano, que receberão o material pedagógico. Para a diretora da escola, Raimunda Alvacir, o projeto será aliado a outros já desenvolvidos com os alunos, para o incentivo à leitura.

“No mês de novembro tivemos a Prova Brasil, onde fizemos um esforço muito grande para que pudéssemos atingir nossa meta, que é 45% superior ao do ano de 2011. Com o incentivo do Projeto Quadrinhos na Escola, poderemos despontar ainda mais”, comentou.

A Escola Municipal Vicente de Paula, no Japiim, zona Centro-Sul da cidade, é outra unidade de ensino a ser beneficiada com o projeto Quadrinhos na Escola. Aproximadamente 200 estudantes, do 1º ao 5º ano, terão a oportunidade de desenvolver a leitura e escrita de forma lúdica e interessante.

“Essa é uma maneira inovadora de incentivar a leitura, afinal criança adora viajar nas histórias em quadrinho. Quem não se lembra da Mônica, Tio Patinhas e vários outros personagens das revistas em quadrinho, que marcaram sua infância de forma agradável? É uma leitura interessante e, acima de tudo, marcante”, disse a gestora Maria Santana.