Semed lança programa “Desafio do Patrimônio Cultural” na Feira do Empreendedor - Fato Amazônico

Semed lança programa “Desafio do Patrimônio Cultural” na Feira do Empreendedor

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) lançou ontem o programa “Desafio do Patrimônio Cultural” durante a Feira do Empreendedor, realizada no Clube do Trabalhador – Sesi, na zona Leste. O jogo educativo é uma parceria entre a Semed e a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Para criar o Desafio do Patrimônio Cultural, a Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), da Semed, utilizou dois softwares educacionais gratuitos: o Edlim e o HotPotatoes. As atividades poderão ser utilizadas pelos alunos, educadores e pela comunidade, através dos Telecentros, de modo off-line (sem depender da conexão com de internet).

A chefe da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), Gecicleide Oliveira, contou que a criação das atividades partiu de um convite da Manauscult, que também trabalha com educação patrimonial.

“Fomos convidados para criar jogos educativos que pudessem incentivar as crianças para a preservação do patrimônio público através dos jogos. Por meio dos programas que foram construídos com questões de história do Amazonas e patrimônios de Manaus, o aluno pode interagir e desenvolver o processo de ensino aprendizagem”, explicou Gecicleide.

Jogo da memória, quebra-cabeça e de perguntas com múltipla escolha fazem parte do programa. Os jogos serão instalados nos mais de 8 mil netbooks do Programa Um Computador Por Aluno (Prouca), do Governo Federal, nos computadores dos Telecentros das escolas municipais e ainda serão disponibilizados para a comunidade em CDs.

Programas

O Edlim é um programa espanhol, com versão em português, que permite elaborar Livros Interativos Multimídia. Já o HotPotatoes, é um software educacional canadense, com versão em português, utilizado na elaboração de atividades dinâmicas de múltipla escolha, preenchimento de lacunas, palavras cruzadas entre outros jogos.