Semed prepara mudanças no Plano de Cargos e Salários dos profissionais da Educação - Fato Amazônico

Semed prepara mudanças no Plano de Cargos e Salários dos profissionais da Educação

O Plano de Cargos, Carreira e Subsídios (PCCS) dos profissionais da Educação deve sofrer mudanças que vão beneficiar os educadores do município. A informação foi antecipada ontem pela vereadora Professora Therezinha Ruiz (DEM), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), descando que o plano não é alterado há pelo menos oito anos.

De acordo com ela, as mudanças do plano foram apresentadas pelo secretário Municipal de Educação, Humberto Michilles, durante reunião com os parlamentares. Um dos pontos que será alterado no plano é em relação as tabelas de enquadramento. "Com as mudanças, o plano deixará de ter 78 tabelas para apenas duas, colocando de forma clara e específica os benefícios para os professores e pedagogos que atuam em 20 ou 40 horas", disse.

Outra alteração importante prevista no plano, segundo a parlamentar, é em relação ao pagamento de carga dobrada aos profissionais que atuam em 40 horas semanais. “Atualmente, quem trabalha em 40 horas não recebe o dobro, que seria equivalente a duas jornadas de 20 horas. Por isso, o novo plano deve fazer essa alteração”, destacou.

Therezinha Ruiz disse ainda que o plano deve beneficiar todos os profissionais da Educação com auxílio do vale-transporte. “Estão fazendo essa alteração na legislação para que todos, inclusive os diretores, recebam esse auxílio”, afirmou. A parlamentar informou ainda que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está concluindo os cálculos para reajuste no salário dos professores do município que tem como data-base o dia 1º de maio.