Semed realiza 1º Seminário do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - Fato Amazônico

Semed realiza 1º Seminário do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza na próxima segunda-feira, dia 31 de março, a partir das 7h da manhã, no auditório Dom Arcângelo Cerqua, o primeiro Seminário do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Parintins. O encontro terá como tema "Alfabetização em foco: socializando saberes e reinventando práticas no município de Parintins".

De acordo com a subsecretária de Educação, Izabel Reis, o evento contará com palestras, apresentação de vídeo institucional sobre o PNAIC, mostras de como desenvolver práticas de alfabetização na perspectiva do letramento. A subsecretária Izabel Reis ressalta ainda que fazem parte da programação mesas redondas, exposição de materiais pedagógicos, apresentação de rendimentos escolares, relato de experiências e apresentação cultural.

De acordo com a coordenadora do PNAIC, Maria do Perpétuo Socorro Santos, o debate visa promover a reflexão sobre o trabalho pedagógico desenvolvido nos anos iniciais nas redes estadual e municipal de ensino no município.

"É importante compartilhar experiências para fomentar a formação em relação à temática de alfabetização e letramento, em consonância com as diretrizes curriculares", ressaltou a coordenadora.

O Seminário do PNAIC faz parte do cronograma de formação continuada das redes municipal e estadual de Educação. No ano passado foi realizada formação de 322 professores alfabetizadores do ciclo 1 de 137 escolas estaduais e municipais atendidas pelo PNAIC, com os temas: currículo, avaliação, letramento, apropriação do sistema de escrita alfabética, ludicidade e gêneros textuais. "Os cursos são sempre realizados de forma prazerosa, com muita dinâmica, leituras, análises, planejamentos de atividades e registros reflexivos", assegurou a coordenadora Maria do Perpétuo Socorro.