SEMED realiza Mostra Integrada do Programa Mais Educação - Fato Amazônico




SEMED realiza Mostra Integrada do Programa Mais Educação

Compartilhar as práticas educativas das escolas municipais com a comunidade em geral foi a motivação que levou a Secretaria Municipal de Educação (Semed) a realizar a Mostra Integrada de atividades do Programa Mais Educação, na manhã do último sábado, 14,na Vila Olímpica de Manaus.

Alunos, pais, professores, coordenadores, pedagogos, gestores e comunitários das escolas que desenvolvem os programas participaram da demonstração das ações norteadoras de construção do conhecimento do aluno, desenvolvidas através da observação, da experimentação, da interação e principalmente, da vivência.

A Mostra Integrada é uma ação do Departamento de Gestão Educacional e Divisão de Apoio à Gestão Escolar. Na programação torneios de futsal, xadrez, tênis de mesa, copa de taekwondo, exposições de banner, stands e apresentações culturais e ainda a realização do 1º festival de bandas e fanfarras da Semed.

Cada Divisão Distrital Zonal (DDZ’s) organizou seu espaço de exposição por escola e materiais a serem apresentados e expostos de ambos os programas. Nos stands foi possível encontrar desenhos, artesanato popular, grafite, produção textual, fotografias e histórias em quadrinhos, pinturas e ainda informativos sobre saúde e prevenção de doenças.

O stand da Escola Municipal Francisca Gomes Mendes expôs artesanato produzidos pelos alunos e a comunidade por meio do Programa Escola Aberta. A coordenadora do projeto, Enilda Maria da Silva, falou sobre a importante participação da comunidade.

“Fazemos um trabalho de inclusão da comunidade com a escola, onde sua participação é efetiva e o que é produzido traz benefícios para a melhoria no custo de vida, pois muitos deles tiram o sustento desse trabalho.”

Na programação cultural houve apresentação de danças, músicas, teatro, capoeira e iniciação musical por instrumentos (flauta e percussão). Cada DDZ inscreveu três escolas, considerando as atividades desenvolvidas com os alunos e a comunidade.

A professora Francineide de Menezes, coordenadora do projeto canto coral da escola Municipal Lírio do Vale (DDZ Oeste), explicou que faz um trabalho direcionado envolvendo musica e dança, realizado com aproximadamente 30 alunos dos 3º ao 6º anos. “Percebo a integração do aluno na escola, a sua motivação e compromisso com a atividade”.

Torneios e bandas

As escolas inscreveram suas equipes e atletas para as disputas esportivas em cada modalidade e a premiação seguiu a ordem de classificação dos 1º, 2º e 3º lugares, com medalhas e troféus.

Cada DDZ inscreveu uma escola para o festival, considerando as orientações do regulamento. Ao todo, sete fanfarras disputaram o troféu de campeã, que ficou com a Escola Municipal Vicente de Paula da (DDZ Sul).

Programa Mais Educação:

A finalidade do Programa Mais Educação/Relação Escola Comunidade é propor diferentes atividade que possam motivar a aprendizagem do aluno, tendo como foco principal à melhoria do seu desempenho escolar, alargando seu conhecimento através de experiências pedagógicas, artísticas, culturais, esportivas, ambientais e de assistência à saúde, estimulando o desenvolvimento físico, emocional e intelectual, e ao mesmo tempo tornar a escola espaço de exercício permanente de construção coletiva da cidadania.