SEMED vai aplicar o Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa - Fato Amazônico




SEMED vai aplicar o Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa

Professores e diretores das escolas municipais se reuniram na manhã desta terça-feira, 26, no auditório Eulálio Chaves, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) para conhecerem as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que serão implementadas no ano letivo de 2014 na rede municipal de ensino. O Pacto é uma iniciativa do Governo Federal e tem como meta alfabetizar todos os alunos até os oito anos de idade.

Segundo o Secretário Pauderney Avelino o PNAIC é mais um desafio a ser vencido pela SEMED. Ele disse acreditar na capacidade dos professores para cumprir mais essa meta. “O professor Ruy Aguiar, idealizador do PNAIC, esteve aqui em Manaus conosco e se disse impressionado com a qualidade dos nossos professores. Por isso eu acredito que podemos ir além e aos cinco anos já iniciar o letramento para os nossos alunos”, falou.

A Subsecretária de Gestão Educacional, Ana Falcão, lembrou que o Pacto foi assinado em 2010, mas estava paralisado e que agora é hora de pagar essa dívida social. “O pacto foi assinado há três anos, mas estava hibernando. Esse encontro é uma preparação para começarmos 2014 com ações efetivas que possam não somente ensinar os alunos, mas que eles aprendam”, afirmou.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.