Sempab reforça fiscalização na Ponta Negra e Arena da Amazônia - Fato Amazônico

Sempab reforça fiscalização na Ponta Negra e Arena da Amazônia

A fiscalização para coibir a presença de ambulantes não autorizados pela Prefeitura de Manaus no entorno do Complexo Turístico Ponta Negra, onde está ocorrendo a FIFA Fan Fest™, foi reforçada. Quarenta e cincos fiscais da Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab) estão atuando no local, divididos em três turnos, posicionados em dez pontos estratégicos. Neste sábado, 35 fiscais também estarão no entorno da Arena da Amazônia.

Na tarde desta sexta-feira 13, os fiscais receberam um manual para auxiliar na fiscalização. “O manual vai orientá-los em relação à proteção de marcas, o que é permitido e o que não é, e quais as marcas patrocinadoras do evento para evitarmos o marketing de emboscada”, explicou a gerente de operação da Sempab, Ewanúbia Ribeiro.

No primeiro dia do evento, a fiscalização apreendeu mercadorias de mais de 25 ambulantes que tentaram praticar o comércio informal sem autorização. Os materiais foram encaminhados para a sede da Sempab, localizada na rua Carvalho Paes de Andrade, São Francisco, zona Sul.

Os ambulantes têm até cinco dias úteis para requererem seus produtos. “Se em até cinco dias eles não comparecerem à secretaria, os materiais serão doados para instituições de caridades. O mesmo será feito em caso se reincidência”, disse a gerente de operação.

Neste sábado, 14, dia do primeiro jogo da Copa Mundo em Manaus, uma equipe de 35 fiscais vai estar distribuída em 14 pontos estratégicos a partir de 8h para impedir a prática do comércio informal irregular no entorno da Arena da Amazônia. “Não será permitido nenhum tipo de comercialização no entorno do estádio. Já na Ponta Negra só serão permitidos os ambulantes credenciados. As pessoas que insistirem em praticar vendas nesses locais restritos terão seus produtos apreendidos pela equipe de fiscalização”, afirmou o secretário da Sempab, Fábio Pacheco.

A fiscalização conta com o apoio da Guarda Municipal e Policia Militar.