Semsa apresenta experiências exitosas para a consolidação da Rede Saúde Manauara - Fato Amazônico

Semsa apresenta experiências exitosas para a consolidação da Rede Saúde Manauara

A Secretaria Municipal de Saúde apresentou ontem as dez experiências mais exitosas em Unidades de Saúde de Manaus. Os profissionais que desenvolvem as ações em toda a cidade e na zona rural de Manaus que tiveram os trabalhos escolhidos participaram de um encontro, no auditório Deodato de Miranda Leão, na sede do órgão. Os trabalhos são coordenados pela equipe do consultor Eugênio Vilaça.

Na ocasião, os resultados das estratégias utilizadas para a promoção da saúde nas Unidades da Prefeitura foram apresentados dentro da metodologia que reúne desde a implementação e aplicação até os resultados dos projetos.

Entre as ações mais exitosas estão projetos que promovem a humanização dos locais de trabalho com a participação dos trabalhadores em saúde; a capacitação profissional para atendimento clínico diferenciado com a estratificação de risco das condições crônicas; a aplicação de um novo modelo de saúde que reforça a residência médica com a intenção de atingir o “padrão ouro de qualidade”; os atendimento diferenciados na farmácia clínica que orienta ciclicamente sobre o uso de medicamentos por pacientes soropositivos e portadores de hipertensão e diabetes; o trabalho que transformou o laboratório de citopatologia do município em referência estadual e, ainda, um programa que ajuda os pacientes na recuperação da saúde por meio da alimentação balanceada e de atividade física.

Na Comunidade Nossa Senhora do Livramento, zona rural de Manaus, o projeto “Maloca do Conto” motiva a interação entre moradores e permite que eles contem histórias do cotidiano. A equipe médica identifica necessidades, realiza diagnósticos e promove a saúde.

“Certamente, além destas dez experiências, existem outras importantíssimas para a construção de um atendimento cada vez mais qualitativo em nossas unidades de saúde. Ver as pessoas se emocionarem mostra que estamos no caminho certo, basta querer fazer”, afirma o secretário municipal de saúde Homero de Miranda Leão.

Rede Saúde Manauara

Todas as ações estão ligadas ao processo de construção da Rede Saúde Manaura. O programa pretende estabelecer uma nova forma de executar as ações de saúde no município de Manaus, buscando a integração dos serviços, fortalecendo a Atenção Primária, onde é realizado o primeiro atendimento à população e que tem capacidade para resolver cerca de 80% das necessidades e problemas de saúde.