Semsa convoca médicos e somente 13 dos 46 se apresentam - Fato Amazônico

Semsa convoca médicos e somente 13 dos 46 se apresentam

Dos 46 médicos que a Prefeitura de Manaus convocou desde o dia 5 de novembro deste ano para preencher as vagas do concurso de 2012 da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), apenas 13 se apresentaram para tomar posse. No total, 131 profissionais de todas as categorias deixaram de se apresentar e apenas 23 compareceram no prazo máximo estipulado pelo Edital, na última quarta-feira (11), até às 12h. A Prefeitura ainda vai divulgar, na próxima semana, a relação dos que pediram prorrogação de posse, os que perderam a vaga e os que solicitaram a inclusão no final da fila

“Vamos esperar a relação final para que possamos fazer uma nova convocação de outros aprovados. Das quatro vagas de pediatra, nenhum tomou posse para iniciar os trabalhos. Dos cinco médicos urgencistas que também chamamos do concurso, nenhum se apresentou. Portanto, teremos que chamar outros nomes para que possamos dar continuidade aos nossos trabalhos de inaugurações de unidades básicas de saúde e de dotar a Rede Municipal de Saúde de recursos humanos suficientes para atender a grande demanda de usuários”, disse o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo.

Das 46 vagas de médicos, até o dia 10 apenas quatro haviam se apresentado. No último dia 11, nove profissionais compareceram na sede da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) para tomar posse, mas 33 vagas não foram preenchidas.

Em algumas especialidades médicas, nenhuma vaga foi preenchida como as quatro de pediatra, as cinco para médico urgencista e a única vaga para médico hematologista, não houve a apresentação do profissional. Ficaram em aberto também 15 vagas para médico clínico geral, três para ginecologista/obstetrícia, três para neonatologista,uma para psiquiatra, uma para médico psiquiatra, três vagas de agente de zoonoses, cinco de assistente em administração, duas de auxiliar de saúde bucal, uma de maqueiro, uma de motorista, 12 de técnico de enfermagem, seis de técnico de hemoterapia, duas de técnico de patologia clínica, uma de analista de sistemas, uma de assistente social, uma de auditor do Sistema Único de Saúde (SUS), uma de cirurgião-dentista buco maxilar-facial, duas de cirurgião-dentista endodontista, sete de cirurgião-dentista geral, uma de cirurgião-dentista periodontista, duas de enfermeiro epidemiologista, 12 de enfermeiro, quatro de farmacêutico e uma para farmacêutico com especialidade em análises clínicas.

“Quem não veio tomar posse para pedir pelo menos o que tem direito, como a prorrogação de mais 30 dias de posse ou solicitar o ingresso no final da fila, perdeu a vaga como servidor da Semsa. Estamos aguardando o balanço final o número de profissionais que estão nesta situação, para chamarmos os próximos da lista,com a sexta chamada”, assegurou Evandro Melo.

No último dia 5 de novembro, a Semsa publicou no Diário Oficial do Município (DOM – Edição 3286), o 5º edital de convocação de 295 candidatos aprovados no concurso público para provimento de cargos.

Foram convocados 46 candidatos aprovados para o cargo de Especialista em Saúde – Médico (nomeados através do Decreto de 04.11.2013, publicado no DOM n.º 3285, de 04.11.2013) e 249 candidatos aprovados para cargos de nível médio e superior na área da Saúde (nomeados através do Decreto de 04.11.2013, publicado no DOM n.º 3285, de 04.11.2013). A lista com o nome dos candidatos nomeados e convocados pode ser acessada por meio do site http://dom.manaus.am.gov.br/ .

Os candidatos convocados e nomeados tiveram desde o dia 11 de novembro e tem até a última quarta-feira (11) para comparecer na sede da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão, localizada na Rua São Luís, n.º 416, bairro Adrianópolis, 2º andar, das 8h às 12h, para orientação quanto aos procedimentos pré-admissionais e checagem de pré-requisitos, em conformidade com o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Manaus.

“Estamos precisando de médicos para o Serviço Móvel de Urgência, o SAMU, e nenhum médico urgencista se apresentou. O salário da Semsa de médico é um dos melhores, são R$ 11.767,97 para 40 horas e R$ 5.626,80 para 20 horas e precisamos destes profissionais”, contou o secretário municipal de Saúde.

O concurso foi realizado em 2012 para 1.910 vagas, sendo 520 para profissionais da saúde (médicos) e 1.390 para trabalhadores de saúde.

Foram aprovados 8.329 candidatos aprovados e homologados, sendo 1.019 profissionais de Saúde (médicos) e 7.310 trabalhadores da saúde.

Neste ano de 2013, a Semsa convocou 980 profissionais. No total, foram chamados 134 médicos, 289 cargos de nível superior, 472 de nível médio e

85 dos demais cargos. “O objetivo da Semsa é suprir o déficit de recursos humanos, ampliando a capacidade de atendimento ao usuário e facilitando o acesso aos serviços de forma mais humanizada e resolutiva. Estamos no aguardo dos profissionais restantes para que possamos inaugurar cinco unidades de saúde”, declarou Evandro Melo.

Relação de Unidades Básicas de Saúde que precisam ser inauguradas, mas estão faltando profissionais médicos:

1 – UBSF L-05 – Avenida Agalmatolita, c/ Rua Batrum, nº 1147 – Bairro Tancredo Neves

2 – UBSF O-48 – Rua Sapucaia – Parque Riachuelo II – Bairro Tarumã

3 – UBSF N-58 – Rua Capiberibe, Nº 2 – Loteamento Águas Claras, Bairro Novo Aleixo

4 – UBSF N-57 – Rua Halésia – Loteamento Rio Piorini, Bairro Terra Nova

5 – UBSF O-47 – Rua Peter Drucker – Parque Riachuelo I – Bairro Tarumã Departamento de Comunicação – SEMSA