Semsa oferece 40 vagas para curso de cuidador de idosos - Fato Amazônico

Semsa oferece 40 vagas para curso de cuidador de idosos

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que estão abertas as inscrições para o curso de Cuidador Informal de Idosos, que será executado por meio do Distrito de Saúde Oeste (Disa Oeste), no período de 11 a 15 de maio. O curso é gratuito e não tem caráter profissionalizante, mas oferece informações práticas para qualificar e humanizar o cuidado prestado à pessoa idosa. Serão abordados temas na área da enfermagem, medicina, assistência social, odontologia, fisioterapia, psicologia e nutrição.

As inscrições podem ser feitas na sede do Disa Oeste, localizada na rua Comendador Paulo Lasmar, s/n, conjunto Santos Dumont (Antigo Impas).

A técnica responsável pelo Programa de Saúde da Pessoa Idosa do Disa Oeste, assistente social Graciete Andrade de Carvalho, explica que o Distrito oferece o curso de Cuidador Informal de Idosos desde 2011, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Saúde do Idoso, e 300 pessoas já foram capacitadas.

“A importância do curso está focada, sobretudo, na qualificação do cuidado que os familiares oferecem aos idosos, principalmente aos acamados. Até o final de 2014, o Disa Oeste registrou mais de dez mil idosos cadastrados nas Unidades Básicas Saúde da Família, tendo mais de 200 idosos acamados”, informa Graciete Carvalho.

O curso também tem o objetivo de aumentar o preparo dos familiares no cuidado com os idosos, evitando a possibilidade de agravar as condições de saúde da pessoa que precisa de cuidados especiais. “Uma das realidades constatadas no cotidiano dos idosos é a falta de preparo dos seus familiares. Esse despreparo se traduz em procedimentos inadequados, o que pode trazer complicações para a saúde dos idosos, principalmente aqueles que têm doenças crônicas degenerativas”, relata a assistente social.

O conteúdo programático inclui os seguintes assuntos: Alterações fisiológicas/patológicas; Atividades de Vida Diária; Atividade Instrumental de Vida Diária; Síndrome metabólica; Hipertensão, Diabetes; Cuidados com medicamentos; Quadros demênciais; Alimentação saudável; Saúde bucal da pessoa idosa; O idoso no contexto familiar; Promoção social e cidadania da pessoa idosa; Prevenção de violência; Cuidando do cuidador; Transtornos de humor e ansiedade; Prevenção de quedas; Atividade física e movimentação passiva; e Autonomia e independência.

Os interessados sobre o curso podem obter mais informações pelos telefones: 3216-7754 e 3654-5475.