Semsa participa de duas ações preventivas de saúde nesta quarta-feira - Fato Amazônico

Semsa participa de duas ações preventivas de saúde nesta quarta-feira

A Prefeitura de Manaus, por intermédio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), apoia nesta quarta-feira, 07, duas ações preventivas de saúde.

A primeira ocorre no porto da Ceasa e a segunda no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Pela manhã, das 07h30 às 13h30, acontece o “2º Comando Saúde nas Rodovias – CSR/2014”, realizado em parceria com a Polícia Rodoviária Federal. A ação ocorre, simultaneamente, em várias capitais brasileiras.

Em Manaus, profissionais da Semsa desenvolverão ações básicas de saúde para motoristas de cargas. Serão realizadas aferições para detectar fatores de risco à saúde, como pressão alta, obesidade, estresse, orientações sobre prevenção de DST’s, entre outras. O CSR faz parte da estratégia para o cumprimento do Art. 2º(responsabilidades do Sistema Único de Saúde –
SUS) da Lei nº 12.619/2012 (apelidada de "Lei dos Motoristas"). Durante a ação devem ser atendidos 120 motoristas.

À tarde, os profissionais da Semsa estarão na Infraero ministrando palestras de prevenção e promoção da saúde para os funcionários e lojistas do aeroporto Eduardo Gomes. “As duas ações fazem parte de uma programação anual da Semsa para realizar a prevenção e promoção da saúde do trabalhador”, afirma a diretora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Manaus, Verônica Souza.