Semsa promove atendimento em saúde vocal para 240 professores da rede estadual - Fato Amazônico

Semsa promove atendimento em saúde vocal para 240 professores da rede estadual

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro Referência Municipal em Saúde do Trabalhador (Cerest/Manaus), vai participar da 1ª Campanha de Saúde Vocal, evento que será promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) no período de 13 a 17 de abril. Durante a campanha, uma equipe de profissionais do Cerest/Manaus fará a avaliação da saúde vocal de 240 professores da rede estadual.

A abertura oficial da campanha será no Auditório do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta, sede da Seduc, na próxima segunda-feira, dia 13, às 9h, com o lançamento do Programa de Acompanhamento Psicossocial dos Servidores da Educação.

A campanha tem como objetivo prevenir, orientar e sensibilizar os profissionais da educação quanto ao uso adequado da voz e da saúde vocal, minimizando assim as ocorrências de problemas vocais para uma melhor qualidade de vida. “A participação do Cerest/Manaus na campanha foi motivada por uma solicitação da Seduc em decorrência do afastamento de professores do trabalho por problemas vocais de saúde”, explica o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão.

A fonoaudióloga do Cerest/Manaus, Maria do Socorro Oliveira Soares, disse que a equipe do Cerest/Manaus fará, durante a campanha, um trabalho de triagem, orientação e encaminhamentos no caso do paciente que precisar de exame de laringoscopia ou para outros especialistas médicos. O trabalho vai acontecer na sede da Seduc e nas sete coordenadorias distritais de educação da Seduc em diferentes locais da cidade. Serão atendidos 30 professores por turno de acordo com a programação já definida pela Secretaria de Educação.

“Os 240 professores que serão atendidos pelo Cerest/Manaus foram indicados pela Seduc por terem apresentado algum tipo de queixa de rouquidão, cansaço ou outros agravos relacionados às patologias de voz”, informa a fonoaudióloga.

O trabalho de Cerest/Manaus será desenvolvido em parceria com acadêmicos do curso de Fonoaudiologia da Uninorte e com residentes de medicina do curso de Otorrinolaringologia da Universidade Federal do Amazonas. No encerramento da campanha, dia 17 de abril, será realizada uma palestra ministrada pela presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia 5° Região, fonoaudióloga Silvia Ramos, como tema “Processo e Organização do Trabalho/Notificações em voz”, no auditório do Sesi.