SEMSA realiza 3ª edição do projeto Viver com Saúde - Fato Amazônico




SEMSA realiza 3ª edição do projeto Viver com Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) realiza, nesta quinta-feira, 05, a 3ª edição do Projeto Viver com Saúde, voltado para estimular práticas saudáveis e mudanças de comportamento, além de disponibilizar serviços de saúde para a população. A atividade acontecerá no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, rua Gandú com a Avenida Noel Nutels, Cidade Nova, das 16h às 21h.

A população de Manaus terá acesso a serviços como realização de mamografia e preventivo, testagem rápida para HIV, vacinação antirrábica, teste de dependência à nicotina, acompanhamento do Bolsa Família, ginástica, jump, aeroboi, step, pilates, Qi-Gong, capoeira, atividades lúdicas (cama elástica, perna de pau, corda e corrida de saco), tênis de mesa, futsal, basquete, treinamento funcional e circuito (quadra de areia), caminhada orientada e passeio ciclístico.

A programação também inclui sensibilização sobre educação ambiental e no trânsito, saúde da população negra, prevenção de acidentes domésticos, prevenção no controle do tabagismo, orientação nutricional, palestra sobre saúde bucal, avaliação antropométrica (peso e altura), aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, massagem de Shantala para bebês, orientação e divulgação dos serviços das Redes Psicossocial e de Cuidados da Pessoa com Deficiência, entre outras atividades.

Esta será a última edição do projeto em 2013 e contará com a parceria de outras instituições e de secretarias da Prefeitura de Manaus, entre elas, Semjel, Semulsp, Manaustrans, Manauscult, FVS, UEA Cidadã, Nilton Lins, Corpo de Bombeiros, UFAM, Polícia Militar, Academia GoodS’tar e Pedala Manaus.

De acordo com a chefe do Setor de Educação em Saúde e Mobilização Social, Keinirlange Marques, esta edição do Viver com Saúde servirá de iniciativa piloto para a reformulação do projeto para 2014. “Teremos cinco edições do Viver com Saúde no ano que vem, sendo cada uma em uma região diferente da cidade – Norte, Sul, leste, Oeste e Rural. Essa reformulação do projeto vai permitir que as ações desenvolvidas na Semsa para a população tenham maior representatividade e efetividade nos eventos do Viver com Saúde”, explicou Marques.