Semulsp flagra caçamba que jogava lixo na avenida do futuro - Fato Amazônico




Semulsp flagra caçamba que jogava lixo na avenida do futuro

Fiscais da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) apreenderam, neste final de semana, na Avenida do Futuro, zona oeste de Manaus, uma caçamba descartando em via pública 15 m³ de resíduos sólidos. O veículo apreendido foi levado para o estacionamento da Semulsp e o proprietário da caçamba foi autuado pela fiscalização da Semulsp e pelo Manaustrans por descarte irregular e por infração ao Código Nacional de Trânsito.

Segundo o secretário de limpeza pública, Paulo Ricardo Rocha Farias, o dono do veículo, que prestar serviço para realizar descarte, além da multa recebeu notificação. O contratante será autuado e poderá receber multa de até R$ 39 mil. “Se houver reincidência o veículo será apreendido e a multa será ainda maior, de acordo com o tipo do resíduo”, explicou.

O titular da Semulsp disse, ainda, que quando um cidadão descarta lixo em via pública, toda população é prejudicada. “Além de prejudicar o meio ambiente, todos pagam pela retirada desse lixo. Por isso pedimos que as pessoas evitem descartar qualquer tipo de resíduo em locais inadequados”, assinalou.

O secretário lembrou que o descarte pode ser realizado no aterro sanitário, desde que o responsável pague uma taxa e se regularize junto a Semulsp para receber a autorização de uso do aterro sanitário.

Segundo os moradores, o local vinha sendo utilizado há algum tempo como lixeira viciada por caminhões de empresas que descarregavam os resíduos sempre à noite. Farias alerta os donos de caminhões que a fiscalização da Prefeitura continuará monitorando diuturnamente as ruas e quem for flagrado será multado.

A Semulsp pede a colaboração da população para que ajude no combate as lixeiras viciadas, usadas como depósitos clandestinos para descarte irregular. Denúncias podem ser feitas pelo Disque Limpeza, no número 0800 092 6356.