Senador Eduardo Braga fala sobre ciência e tecnologia na Ulbra - Fato Amazônico

Senador Eduardo Braga fala sobre ciência e tecnologia na Ulbra

Ciência e Tecnologia como Fonte de Transformação foi o tema da palestra que o senador Eduardo Braga proferiu, na última sexta-feira (04), no auditório Martinho Lutero, do Centro Universitário Luterano de Manaus (Ceulm-Ulbra), para alunos dos cursos de Engenharia. O senador foi convidado pela pró-reitoria de Extensão e Pesquisa da instituição.

A história do Amazonas serviu de mote para que Braga introduzisse o tema para audiência que lotou o auditório.

“Vamos fazer um exercício de memória para entender o quanto a ciência e a tecnologia são importantes para a transformação de uma sociedade”, afirmou o senador, ao recordar o que se passou com a borracha no Amazonas. “Éramos tão ricos que representávamos 40% do PIB brasileiro. Mas não investimos em tecnologia e jogamos fora a oportunidade”, disse.

De acordo com o senador, o Amazonas ainda tem grandes desafios para que se possa dizer que é um Estado desenvolvido.

“Saindo do perímetro da Zona Franca, o jovem se forma e não tem nenhuma oportunidade. É por isso que ciência e tecnologia como fonte de transformação são fundamentais para o futuro de nossa sociedade”, afirmou.

As desigualdades entre as regiões do Brasil e a posição de desvantagem da Amazônia no que diz respeito à formação dos profissionais também ocuparam boa parte da palestra.

“Há uma grande diferença no número de mestres e doutores entre as regiões Norte e Sudeste do Brasil. É uma desigualdade na preparação e qualificação da sociedade”, disse o senador.

Assuntos como a exploração de silvinita no Amazonas ou o a exploração de petróleo no pré-sal também foram abordados, sempre tendo como foco a importância da inovação tecnológica trazida por intermédio da ciência. Ao final da palestra, o senador arrancou aplausos da plateia e dedicou um tempo para responder perguntas.