A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) esteve no município de Itacoatiara (distante 165 quilômetros de Manaus), realizando a entrega do Passe Legal Rodoviário Intermunicipal. 
 
O cartão trata da gratuidade do transporte intermunicipal de passageiros e condiciona a duas vagas gratuitas no veículo e 50% de desconto para os demais passageiros com deficiência que excedam as vagas gratuitas. 
 
Na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a titular da Seped, Viviane Lago Lima, entregou 61 cartões do Passe Legal ainda no mês de Janeiro.
 
Emocionada, a agricultora Maria Francinete, 61 anos, recebeu os cartões de dois filhos e disse que ora para que as boas ações avancem na Seped. “Isso é uma bênção. A gente precisa deste grande benefício para ir a Manaus buscar especialistas que não têm aqui na nossa cidade”, falou a agricultora. “A Seped veio para nos ajudar e nos dar a esperança de dias melhores”, completou a diretora da Apae, Sirange Bezerra.
 
Da Apae, a secretária foi conhecer a Associação dos Deficientes Físicos de Itacoatiara (Adefita) e o Centro Especializado em Reabilitação (CER). “Vamos unir forças para que tudo que nos compete seja aplicado da melhor forma possível. O cadastramento vai continuar e ampliar. Precisamos que os 25% da população de PCDs de Itacoatiara ganhem visibilidade e garantam seus direitos. Eu e minha equipe não descansaremos até levar a política de inclusão para todo o interior do estado”, garantiu a secretária.