A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), por meio da Diretoria de Informática, iniciou, na sexta-feira (1), o treinamento de servidores da Casa, visando capacitá-los a operar o sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) implantado no Parlamento. A qualificação da primeira turma aconteceu no Laboratório 2, da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, no período das 14h às 17h, e contou com dezenove participantes. Ao todo, seis turmas passarão pela preparação, com um total de 114 servidores.

Durante as três horas de treinamento, o instrutor Robson Jerônimo dos Santos, da Ikhon Tecnologia, explicou a finalidade do sistema, mostrou como utilizá-lo e fez um apanhado geral do seu funcionamento. Na conclusão, ele realizou um exercício prático para que os alunos demonstrassem o que aprenderam.

Robson Jerônimo informou que, com a implantação do sistema GED na Aleam, todos os documentos do Poder Legislativo passam a ser digitais. “As peças documentais que seriam físicas, como uma circular, um processo ou um ofício, serão cadastradas no sistema, passando a tramitar em formato de PDF”, afirmou o administrador de empresas. De acordo com ele, o sistema vem dar mais celeridade na movimentação documental na Assembleia, que ganhará, principalmente, com a redução de custos com a aquisição de papel, canetas, confecção de carimbos, dentre outras coisas que serão restringidas do dia a dia do servidor.

A servidora Nayda Calacina Yassin, que participou do treinamento, destacou a importância da implantação do sistema GED na Aleam, ressaltando que a tecnologia vem melhorar e otimizar não somente o trabalho dos servidores, mas também ajudar na preservação do meio ambiente. “Quando se usa muito papel, querendo ou não, se promove toda uma agressão ao meio ambiente, já que a celulose, para a fabricação do papel, advém da madeira e, consequentemente, para isso, há o desmatamento”, refletiu a agente legislativa lotada na Auditoria Geral.

Na opinião da servidora Núbia da Silva Seixas, da Diretoria de Documentação, o benefício essencial que o sistema GED trará para a sua rotina de trabalho é a agilidade na dinâmica de movimentação de documentos. “O que eu observei é que ele acelera essa movimentação, permitindo que se acompanhe o passo a passo atual da tramitação dos documentos. Isso facilita demais o nosso trabalho”, observou Núbia. Para ela, o treinamento foi extremamente positivo.

As próximas turmas serão treinadas nos dias 8 (sexta-feira), 11 (segunda-feira), 15 (sexta-feira), 18 (segunda-feira) e 22 (sexta-feira), conforme informou o diretor de Informática, Márcio Kennedy de Souza Siqueira.