Servidores da rede municipal de Saúde reforçam conhecimentos em medicina intensiva - Fato Amazônico

Servidores da rede municipal de Saúde reforçam conhecimentos em medicina intensiva

Cinquenta e cinco servidores da rede municipal de Saúde estão participando do 10° Congresso Norte e Nordeste de Medicina Intensiva (Connemi) em Manaus. Com atividades desde o dia 22 de abril, entre as quais palestras, mesas-redondas e debates, o evento teve na noite desta sexta-feira, 24, sua cerimônia de abertura oficial, na qual o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, recebeu homenagem pelo apoio à realização do congresso que a capital amazonense recebe pela primeira vez.

No total, mais de 700 pessoas participam das atividades. A cerimônia de abertura ocorreu no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Flores, zona Centro-Sul. O secretário Homero de Miranda Leão explicou que a participação dos servidores no congresso reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em incentivar os profissionais da rede a aperfeiçoarem seus conhecimentos, visando melhores resultados na prática.

“Mesmo não fazendo parte da abrangência dos serviços da Atenção Primária, nós temos, na rede municipal de Saúde, profissionais da área de terapia intensiva que realizam suas atividades com muita dedicação e presteza, entre eles os ‘samuzeiros’ e nossos profissionais na maternidade Moura Tapajóz. Incentivar a participação deles em atividades acadêmicas e de troca multidisciplinar é garantir que o atendimento na ponta, àqueles que estão nas comunidades precisando, realmente, terá um resultado muito melhor”, ressaltou o secretário.

O público do Connemi foi formado por profissionais e acadêmicos de medicina adulto e pediátrica, psicologia, odontologia, fonoaudiologia, nutrição, enfermagem e fisioterapia, partícipes de mesas-redondas, palestras magnas e debates, além da apresentação de trabalhos científicos. “Um dos principais objetivos foi colocar a comunidade científica dessas regiões em contato com os especialistas das mais diversas áreas da terapia intensiva nacional e internacional”, completou a presidente da Sociedade Amazonense de Terapia Intensiva (SATI), Liane Cavalcante.

O sucesso do Connemi em Manaus foi avaliado pelo presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), Fernando Dias, essencialmente pela determinação dos profissionais e pelo investimento da gestão pública na área. “É válido ressaltar que grande parte do trabalho desenvolvido pelos profissionais no Amazonas tem, além da determinação individual, uma parcela significativa de investimento da iniciativa pública. Portanto, a participação de servidores municipais em eventos como este tanto é fundamental para a ampliação dos conhecimentos científicos como também para a permuta de conhecimentos práticos em cada esfera”, explicou.

O Connemi acontece a cada dois anos, percorrendo as capitais do Norte e Nordeste. A 10ª edição encerra neste sábado 25.