Sessão Especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra - Fato Amazônico

Sessão Especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra

A sessão especial, de autoria dos deputados José Ricardo Wendling e Luiz Castro, irá discutir as políticas públicas para a comunidade negra do Estado do Amazonas e homenagear esse segmento pelo dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra. Hoje, temos várias leis que defendem os direitos dos negros, como a de cotas nas universidades.

Uma das razões da criação da cota, foi a marginalização imposta a eles durante todo o período colonial em que predominava o regime escravocrata, e no pós-escravidão, visto que os negros não tinham direito ao estudo ou a aprender outros tipos de trabalho que não fossem os braçais, ficando presos a esse tipo de tarefa. Com essa desvantagem latente eles não conseguiram conquistar os mesmos espaços de trabalho que o homem branco. Muitos deles, estando libertos, continuaram na mesma vida por não terem condições de se sustentar.

O dia da consciência negra é um marco de luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade, e em favor do respeito enquanto pessoas humanas. Além de conscientização da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro.No Brasil, muitos são os projetos do Governo Federal com propostas de melhorias para a comunidade negra. Um deles é o Projeto “Juventude Viva” que prevê o combate à violência contra a Juventude Negra, Cotas para o ingresso de negros nas universidades do país, editais para o lançamento de produção cultural negra, por meio do Ministério da Cultura, entre outros.